3771 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (2 votes cast)

Um domingo no MAM

Ano de 1971, Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna. Nesse espaço, entre janeiro e julho daquele ano, os últimos domingos de cada mês entraram para a história das artes e da cultura brasileira como os Domingos da Criação. O crítico e curador Frederico Morais convidou uma série de artistas para realizar diversas manifestações ligadas a materiais como o papel, a terra, o tecido, o corpo, o som e o fio. Toda memória, porém, pode e deve ser reativada a partir do nosso presente. Rejeitando qualquer retomada ou revisão, afastando o ranço nostálgico de uma visita ao passado e aceitando a impossibilidade de refazer os Domingos da Criação como foram feitos, artistas plásticos, entre as novíssimas Isabel Sá Roriz e Vivian Caccuri e participantes da primeira edição, como Cildo Meireles, propuseram a articulação entre a memória dos eventos de 1971 com as novas possibilidades de reunir artistas e população ao redor de um impulso criativo. Assim, nasce “Um domingo no MAM”: como o registro dessa tentativa. O documentário \\\\\\\\\\\\\\\"Um domingo no MAM\\\\\\\\\\\\\\\" é uma busca audiovisual no sentido de vivenciar a arte contemporânea. Uma procura pela sensação das experiências ali propostas. Indo além do mero registro fotográfico do evento para tentar mergulhar na vivência de cada um deles, o filme tenta esmiuçar, afinal, o que seria mesmo esse negócio de arte contemporânea.

Tema: ARTES

Tags: arte, arte_contemporânea, contemporânea, experimentación, experimental, MAM, plásticas

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 20'14"

Diretor: Letícia Simões

Produtor: Mariana Ferraz, Guilherme Coelho

Ano: 2011

Formato: HD

Montagem: Diego González

Som Direto: PH Silva

Fotografia: Alberto Bellezia, Flávio Alexin, João Villela, Mariana Martins e Roberto Borati

Trilha: Pedro Bonifrate, Nelo Johann

Filmografia do Diretor:
Diretora do longa-metragem "Bruta Aventura em Versos", sobre a obra da poeta carioca Ana Cristina Cesar. Em finalização.

Roteirista do longa-metragem "Um dia com Frederico Morais", um encontro com o artista plástico e crítico de arte Frederico Morais. Mostra Panorama do Cine Las Americas 2011.

Diretora do curta-metragem "Querida B,", adaptação da troca de cartas entre duas amigas. Mostra Internacional do 33o Festival Clermont-Ferrand; 54o Filmonik, em Manchester, Inglaterra.


Comentário do Diretor: "Um domingo no MAM" é uma forma audiovisual prazerosa de vivenciar a arte contemporânea. Procurei, ao fazer o registro dos novos Domingos da Criação no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, reproduzir o mais fielmente possível a sensação das experiências propostas ali pelos artistas. Uma das inúmeras definições de arte contemporânea é a perda das fronteiras entre o que é visual, o que é música, o que é ou não permitido e, principalmente, entre o artista e o público. Os encontros no MAM questionaram, brincaram e em certa medida quebraram essas barreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  1. Luciano Figueiredo disse:

    Ecelente e importante documento sobre arte brasileira!

CURTAS RELACIONADOS

Undó Aigô

Lenilson, funcionário de uma universidade no setor de limpeza, resolve um dia, após um sonho, começar a trabalhar com máscaras...

O Ultimo Round

...

Boi de Máscaras

O documentário “Boi de Máscaras”, retrata a manifestação folclórica, espécie de “boi-bumbá”, que ocorre em São Caetano de Odivelas, município...

As Fortalezas da Ilha de Santa Catharina

E u documentário que narra a historia das construções do Sistema de defesa da Ilha de Santa Catarina no século...

Odissi Dança Divina

O documentário curta-metragem Odissi, Dança Divina é o resultado de uma viagem para a Índia em janeiro de 2009 feita...

Gilmar – Ofício Cabeleireiro

O curta conta a história de Gilmar Pinto de Oliveira, cabeleireiro com mais de 64 anos de experiência, aprendeu seu...