4457 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (1 vote cast)

Arte no Espaço

Quando o assunto é a relação que a Bahia tem com a África, Pierre Verger é uma das referências mais representativas. O documentário "Arte no Espaço" prestigia a vida e obra do fotógrafo, utilizando depoimentos daqueles que conviveram com ele ou que seguiram seus ideais. Amigos, membros do Espaço Cultural e da Fundação Pierre Verger, além de estudiosos, como o historiador Cid Teixeira, enriquecem o vídeo relembrando situações, ressaltando a importância de seu trabalho, mostrando como Verger orientou sonhos e despertou o reconhecimento e identificação de pessoas com sua própria cultura. Ponto de destaque no documentário é o Espaço Cultural Pierre Verger, que tem como um dos seus objetivos, a continuação do trabalho de Verger, através de oficinas que têm por temática maior a arte e a educação.

Tema: BIOGRAFIA

Tags: áfrica, bahia, pierre_verger, salvador

Continuação: Parte 1 - Parte 2

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 17'

Diretor: Caroline Fantinel

Produtor: Caroline Fantinel

Ano: 2009

Formato: HD

Montagem: Eugeniusz Kowalski e Igor Souto

Fotografia: Caroline Fantinel

Trilha: Marcos Franco

Filmografia do Diretor:
Este foi meu primeiro filme. Foi minha iniciação no mundo do audiovisual. Foi a porta para eu me apaixonar pela arte do cinema.
No meu Trabalho de Conclusão de Curso, optei por construir um documentário e mergulhei fundo na história do fotógrafo frânces, Pierre Verger, e de fatos relacionados a sua pessoa que reforçaram a identidade cultural da população do bairro Engenho Velho da Federação (periferia de Salvador, onde ele passou grande parte da vida) com sua própria história.


Comentário do Diretor: Este documentário traz a história de uma figura marcante no cenário da Bahia e do mundo - Pierre Verger. Mais do que mostrar fatos relevantes de sua biografia, o vídeo Arte no Espaço, deixa clara a importância do fotógrafo/escritor no meio onde este viveu boa parte da sua vida. Através da sua obra, ele auxilia a comunidade do Engenho Velho da Federação (periferia de Salvador) a reconhecer e a se identificar com sua história, fortalecendo sua própria cultura.
Isso é forte até os dias de hoje, mais de 10 anos depois do falecimento de Verger. O documentário mostra isso através da história do Espaço Cultural Pierre Verger, forte instituição de arte e educação do bairro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

    Este curta ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

CURTAS RELACIONADOS

Valter – Ofício Sapateiro

Valter Pereira dos Santos relembra com saudades de seu tempo de engraxate e fala com orgulho de seu...

Kactus Canini Kid, uma Graficobioanimada

Toda a carreira de Canini, o criador do Zé Carioca. em uma pequena amostra do trabalho de um dos maiores...

Epox

O documentário retrata a vida dos hippies em diferentes comunidades e países da América...

O dia em que o bambu quebrou no meio

Documentário realizado no velório de Bezerra da...

O último tropeiro

O fazendeiro Álvaro fala com paixão sobre a importância das mulas, dos burros e dos tropeiros sorocabanos na época do...

Tião Paineira

A história de Tião Paineira se confunde com a de sua cidade, Tiradentes. A vida de tropeiro, o trabalho com...