5644 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (5 votes cast)

Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras

A sensibilidade do povo Guarani em educar as crianças permanece viva apesar das influências da sociedade contemporânea. Mas os caminhos e esforços dos líderes espirituais e professores indígenas são marcados por dilemas, buscas, encontros e desencontros. Este registro todo gravado em Guarani na Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, Santa Catarina, no sul do Brasil, comprova: espiritualidade, simplicidade e verdade são palavras que traduzem “a luz” dos Guarani no seu processo de educação.

Tema: ESPIRITUALIDADE

Tags: educação, educação indígena, educación, especial_educação, especial_indígena, guarani, história oral, indígenas, mbyá, mbyá guarani, santa catarina

Programa Relacionado: Educação na AldeiaEducación en la Aldea

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 18'41"

Diretor: Kátia Klock e Cinthia Creatini da Rocha

Produtor: Cinthia Creatini da Rocha

Ano: 2012

Formato: HD

Montagem: Alessandro Danielli

Som Direto: Nuno Nunes

Fotografia: Marx Vamerlatti

Trilha: Indígenas Mbyá Guarani da Aldeia Yynn Moroti Wherá/SC

Festivais:
- Ciranda de Filmes abril 2014 - São Paulo - 2º FAÇA - Festival Audiovisual Catarinense 2013 - itinerante por quatro cidades de SC out/nov/2013 - Prêmio Melhor Documentário - 10º Festival de Cinema de Maringá 2013 (Maringá/PR), setembro/2013 - X Reunião de Antropologia do Mercosul (Córdoba/AR), julho/2013 - III Cinecipó Festival de CinemaSocioambiental da Serra do Cipó, julho/2013 - Prêmio de Melhor Documentário (Serra do Cipó/MG) - IX Festival Internacional de Cortometrajes de Perú (FENACO), novembro/2012 - 5º Encuentro de Producciones Audiovisuales Comunitarias La Imagen de los Pueblos, Ecuador, outubro/2012 - ATLANTIDOC 6 - Festival Internacional de Cine Documental del Uruguay, dezembro/2012 (Atlantida/UR) - 10º FestCineAmazônia - Festival Latino-americano de Cinema e Vídeo Ambiental, novembro/2012 (Porto Velho/RO) - Mostra de Cinema e Vídeo de Joinville, outubro/2012 (Joinville/SC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  1. Sharlene disse:

    Documentário lindo, traz à tona diversas questões relacionadas aos dilemas da cultura contemporânea. Gostaria de saber, onde está disponível pra dowlond, sou professora e trabalhar algo assim, é por demais, relevante.

  2. fabiano disse:

    Emocionante o doc. Muito bem produzido tbm. Um belo registro da educação indígena.

  3. Simone Peña disse:

    Lindo! Para refletir com o povo guarani.Mergulhar e recontar a nossa história é um dos caminhos para educar as gerações futuras.

CURTAS RELACIONADOS

Ser ou não ser?

Através de depoimentos pessoais, o racismo é discutido pelos atores da Cia. de Teatro OS CRESPOS neste documentário...

O reENCONTRO

Três rapazes ex-usuários de drogas que se trataram sem uso de medicamentos e voltaram a andar de cabeça erguida perante...

Uma Escola Hunikui

Nos tempos dos patrões os Hunikui não podiam falar a sua língua nem praticar as suas danças. Hoje, os professores...

Mohamed

Sob a direção da irmã de Mohamed, esta história é uma declaração de amor. Enquanto ele luta para realizar seus...

Marçal de Souza, Tupã’I

Documentário sobre Marçal de Souza (Tupã'I) um dos maiores líderes guarani na luta pela demarcação de terras indígenas de Mato...

Arte Pelas Mãos – Itarana

O Documentário conta a história de vida simples de um marceneiro de uma cidadezinha da região noroeste do Espirito Santo.