4313 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (1 vote cast)

O Pequeno e o Grande

O Morrinho é uma maquete feita de pedaços de tijolos que ocupa 300m² dentro da Favela do Pereirão, zona sul do Rio de Janeiro, criada há 10 anos por crianças. Neste ano o “Morrinho” foi convidado a participar da Bienal de Veneza. Estes meninos, criadores do morrinho anos atrás, agora são homens, suas vidas foram transformadas pela arte, o trabalho, a solidariedade e a força do grupo. A formação destes meninos, foco deste filme, é a exceção que confirma a regra.

Tema: COTIDIANO

Tags: chabolas, derechos_humanos, direitos_humanos, favela, maqueta, morrinho, pereirão

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 09'20"

Diretor: Marco Antônio Oliveira dos Santos

Produtor: Fábio Gavião

Ano: 2008

Formato: HD

Fotografia: Markão Oliveira

Filmografia do Diretor:
João Jardim - Seu primeiro longa-metragem para cinema, Janela da alma (2002), co-dirigido com o fotógrafo Walter Carvalho, foi o quarto maior público para um documentário desde a década de 90, e ganhou o prêmio do júri e do público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Carioca, estudou cinema na Universidade de Nova York e começou como assistente de direção. Trabalhou com Paul Mazursky em Luar sobre Parador (1988), com Murilo Salles em Faca de dois gumes (1989) e com Carlos Diegues em Dias melhores virão (1989). Na Rede Globo integrou o núcleo de produção dirigido por Carlos Manga e editou e dirigiu minisséries, entre elas Engraçadinha. Em 2005, finalizou Pro dia nascer feliz, documentário que aborda a educação pública na adolescência em diversas regiões do país, que ganhou o prêmio especial do júri no 10º Cine-PE.

Fabio Gavião, 39 anos, dirige e edita desde 1995 diversos produtos audiovisuais: comerciais, videoclipes, institucionais, curtas e documentários. Em 2001, quando encontra o Morrinho com o intuito de realizar um documentário decide ampliar as possibilidades que esta experiência proporciona e ao longo de 7 anos institucionaliza a ONG Morrinho beneficiando seus criadores e a comunidade onde se encontra. Iniciou de sua carreira com os editores João Jardim, João Paulo de Carvalho e Sérgio Meckler. Atualmente dirige e edita como freelancer e prepara o lançamento do longa-metragem Morrinho - Deus sabe tudo mas não é X-9.

Markão Oliveira - atua em diversas areas do audiovisual como diretor, diretor de fotografia e cinegrafista. Dirigiu videoclipes para diversos artistas da MPB (Elba Ramalho,Carlinhos Brown e a Timbalada, Zézé di Camarco e Luciano, Dudu Nobre e etc... ) como diretor de fotografia trabalhou em diversas emissoras tais como Globo (Fantástico- Quadros da Regina Casé ) Futura- (Um Pé de Que?) MultiShow (Cilada). Realiza e fotografa documentários para Cinema e TV tendo sido premiado no festival de Goiania pela fotografia do documentário A vida é um sopro , de Fabiano Maciel, sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer exibido nos cinemas do pais em 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  1. TVesHwWtxtoGpTXV disse:

    It’s wnoredful to have you on our side, haha!

CURTAS RELACIONADOS

Quando a mãe chora e o filho não vê

Sexta-feira é dia de visita, uma mãe atravessa a cidade para encontrar seu filho. Do trajeto ao encontro, o drama...

Corpo Delito

A imagem de um corpo inconsciente, filmado pela janela do apartamento do diretor, é o ponto de partida para uma...

Buraco da Comadre

Um buraco de mais de 100 metros de comprimento e vários metros de largura existe há mais de 20 anos...

Auto-documentário I – O Encontro

Dois cineastas, Victor Fisch e Camila Tarifa, combinam um encontro. Cada um com sua câmera e visão de mundo, filma...

Além das 7 Cores

Imersa na movimentada cena noturna da região da Rua Augusta, no coração de São Paulo, Daniela Glamour Garcia nos conduz...

Origens

Cada história tem sua...