2190 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Reis – os violeiros de Palmital

Em Palmital, no interior do Estado de São Paulo, violeiros e foliões de Santos Reis revelam a tradição e a renovação da viola caipira na festa que se perpetua por mais de oitenta anos e que é considerada a maior do gênero no país.

Tema: CULTURA POPULAR

Tags: caipira, festa_de_reis, festa_popular, festa_religiosa, interior, interior_do_Brasil, viola, violeiro, violeiros

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 24'59"

Diretor: Mário de Almeida

Produtor: Mário de Almeida

Ano: 2013

Formato: HD

Montagem: Mário de Almeida

Som Direto: Mário de Almeida

Fotografia: Mário de Almeida


Comentário do Diretor: A ideia de realizar o filme surgiu a partir de uma pesquisa sobre o ensino da viola caipira. Essa pesquisa continua sendo feita para a realização de um outro filme. Porém, no meio do caminho, fui buscar nas manifestações culturais religiosas informações sobre o ensino do instrumento dentro da tradição oral, aquela que é passada de pai pra filho. Descobri, então, a cidade de Palmital, que tem a maior Festa de Reis do país. Ficou claro que ali tinha alguma coisa. Peguei a câmera e fui para Palmital filmar a jornada e a festa, sem muita pretensão. Ao longo dos dias de filmagem já percebi que estava no lugar certo e na hora certa. No final das contas, surgiu “Reis – os violeiros de Palmital”, um filme que nasceu de parte de uma pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  1. alex anhumas fotografo disse:

    Olá Neide Rodrigues Gomes sou alex anhumas fotografo profissional de festas e eventos moro em Palmital SP sou amigo do Mário de Almeida e muito do que aprendi foi com ele. Pertenço a uma Companhia de Santos Reis por isso o meu nome fantasia. Não sei de qual festa vc se refere mas se foi a de Palmital tenho registros de muitas festas e tenho o maior prazer em ceder as imagens gentilmente. Eu tbem gostaria de uma copia do livro que pra nós é importante muito ja foi dito e falado sobre este assunto porém cada pessoa tem seu parece, aguardo sua resposta via email. Tenho um facebook Alex Anhumas. Grato.

  2. Neide Rodrigues Gomes disse:

    Parabéns Mario, mas te informo que não sei bem o ano, talvez 1980 ou 81, fiz uma pesquisa em Palmital, assim como você fiquei vários dias,gravei todos os versos e foi impresso um pequeno livro sobre essa Folia, eu trabalhava na Secretaria de Cultura e o Secretário era o Deputado Cunha Bueno que é da região, fiquei na casa da família dele com sua mãe e seus parentes, foi experiência incrível no dia 6 de Janeiros no grande encontro, a cada momento chegava um caminhão com laranjas, logo depois outro com melancias e a comunidade chegando. Com certeza naquele dia mais de 5000 pessoas passaram pela festa, de Santos Reis, que foi maravilhosa. Tenho o livro, mas não tenho nenhum registro fotográfico o que é uma pena. Sê algum amigo do FACE, tiver dessa festa por favor..nos envie…Um grande abraço a todos e Feliz Natal com muita cantoria de Reis.

CURTAS RELACIONADOS

Bar Canto do Noel

As atividades de samba e feijoada realizadas pelo Bar Canto do Noel todos os sábados à tarde, na Travessa Ratclif,...

Esse é o carnaval da superação

Em 2009 a tradicional Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, de São Paulo, foi rebaixada para o grupo de...

La Fogata

Todas as vésperas de natal em Jacinto Vera, os vizinhos levantam um grande fogareiro: alguns acompanham, outros aportam sofás velhos,...

Miguel Batista, o construtor de imagens

“Agradecemos o cinema

Pelos franceses inventados

Lumiére Louise August

Depois modernizado

Por Thomas Alva Edison

Foi americanizado”

Esse verso do cordel “A Glória do cinema cabe...

O pequeno Sergio

O documentário se passa em uma pequena comunidade de Ciudad Bolívar, situada nas montanhas que rodeiam a cidade de...

Vissungo, fragmentos da tradição oral

Os vissungos são cantos, com funções sociais, executados pelos escravos mineradores de Minas Gerais do século XVII. Estes cantos mesclam...