2911 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)

Tebei

Gravado nas cidades de Tacaratu e Recife, este é um documentário sobre o grupo Coco de Tebei, seus integrantes e suas tradições culturais. O vídeo retrata o dia a dia da comunidade Olho D’Água do Bruno, formada por agricultores e tecelões, que mantém a tradição de dançar coco para aplainar o chão de barro de uma casa em construção. Com mais de 50 anos de existência, este tipo de coco só é cantado em poucas comunidades do Sertão de Pernambuco.

Tema: CULTURA POPULAR

Tags: coco_de_tebei, sambada, sertão, tacaratu

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 21'26"

Diretor: Gustavo Vilar, Hamilton Costa, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo

Produtor: Sambada Comunicação e Cultura

Ano: 2008

Formato: HD

Montagem: Herivelton Santos e Tuca Siqueira

Som Direto: Phelipe Cabeça e Áthila Araújo

Fotografia: Hamilton Costa

Trilha: Coco de Tebei

Prêmios:
- Melhor curta da Mostra Pernambuco do 13º Cine PE Festival Audiovisual do Recife (2009) - 3º melhor curta da 5ª Mostra do Curta Nordestino do 19º FestNatal Festival de Cinema de Natal (2009) - Melhor filme de Ponto de Cultura do 5° Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2010) - Melhor montagem de filme de Ponto de Cultura do 5° Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2010) - Segundo melhor curta da Mostra Curta Goiamun do 4° Goiamun Audiovisual – Memória e Preservação (2010)

Festivais:
- 13º Cine PE Festival Audiovisual do Recife (Olinda/PE) - 2009 - 1º Festival do Filme Etnográfico do Recife (Recife/PE) - 2009 - 5ª Mostra Audiovisual de Cambuquira (Cambuquira/MG) - 2009 - 2º Festival de Cinema de Triunfo (Triunfo/PE) - 2009 - 19º FestNatal Festival de Cinema de Natal (Natal/RN) - 2009 - 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (Rio de Janeiro/RJ) - 2009 - 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (Floriano/PI) - 2010 - 1ª Mostra Nacional Curta Sertão (Floresta/PE) - 2010 - 4° Goiamum Audiovisual - Mostra Curta Goiamum (Natal/RN) - 2010 - 1ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos (São Carlos/SP) - 2010 - 2ª Mostra de Cinema Sem Limites (Rio Claro/SP) - 2011 - 2º FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Lisboa/Portugal) - 2011 - Cinedocumenta – 8ª Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga (Ipatinga/MG) - 2011 - 8º Festival de Cine de Maringá (Maringá/PR) – 2011

Filmografia do Diretor:
Estreantes.


Comentário do Diretor: O documentário Tebei consegue levar para o mundo um pouco da cultura sertaneja de Pernambuco, através do grupo Coco de Tebei, da cidade de Tacaratu.

Pedro Rampazzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  1. José Bezerra ´Júnior disse:

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO, PARA FAZER CITAÇÕES NO MEU ARTIGO SOBRE DANÇAS POPULARES.

  2. José Bezerra ´Júnior disse:

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO, PARA FAZER CITAÇÕES NO MEU ARTIGO SOBRE DANÇAS POPULARES.

  3. José Bezerra ´Júnior disse:

    Lembrei da época que eu era moleque e participava das rodas de Tebei, também ajudava na construção da casa de taipa durante o dia e a noite ia dançar.
    Estou cursando a Disciplina de Antropologia no Mestrado, e gostaria de citar o documentário e as anotações referentes ao mesmo. Se permitirem mandem notificação por e-mail.
    Parabéns! Excelente documentário.

CURTAS RELACIONADOS

Mohamed

Sob a direção da irmã de Mohamed, esta história é uma declaração de amor. Enquanto ele luta para realizar seus...

Espírito Santo Futebol Clube

Um retrato afetivo de um clube de futebol chamado Espírito Santo e a sua luta para permanecer na primeira divisão...

Diário documental de Alex Frechette- Niterói Rock Underground

Histórias e depoimentos da cena rock underground da cidade de Niterói-RJ, a partir do lançamento do livro Niterói Rock...

Em Cantos – Henrique Menezes

Henrique Menezes, músico ludovicense, conta os caminhos que percorreu para se tornar músico de sonoridade variada. Lembrando de sua infância...

Lidia

Lidia é uma mulher que vive no monte  das serras de  Ancasti  (Catamarca, Argentina). Ela é  uma das poucas artesãs...

Partido Alto

Com raízes na batucada baiana, o partido alto sofre variações porque, ao contrário do samba comprometido com o espetáculo, é...