3967 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)

Tebei

Gravado nas cidades de Tacaratu e Recife, este é um documentário sobre o grupo Coco de Tebei, seus integrantes e suas tradições culturais. O vídeo retrata o dia a dia da comunidade Olho D’Água do Bruno, formada por agricultores e tecelões, que mantém a tradição de dançar coco para aplainar o chão de barro de uma casa em construção. Com mais de 50 anos de existência, este tipo de coco só é cantado em poucas comunidades do Sertão de Pernambuco.

Tema: CULTURA POPULAR

Tags: coco_de_tebei, sambada, sertão, tacaratu

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 21'26"

Diretor: Gustavo Vilar, Hamilton Costa, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo

Produtor: Sambada Comunicação e Cultura

Ano: 2008

Formato: HD

Montagem: Herivelton Santos e Tuca Siqueira

Som Direto: Phelipe Cabeça e Áthila Araújo

Fotografia: Hamilton Costa

Trilha: Coco de Tebei

Prêmios:
- Melhor curta da Mostra Pernambuco do 13º Cine PE Festival Audiovisual do Recife (2009) - 3º melhor curta da 5ª Mostra do Curta Nordestino do 19º FestNatal Festival de Cinema de Natal (2009) - Melhor filme de Ponto de Cultura do 5° Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2010) - Melhor montagem de filme de Ponto de Cultura do 5° Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2010) - Segundo melhor curta da Mostra Curta Goiamun do 4° Goiamun Audiovisual – Memória e Preservação (2010)

Festivais:
- 13º Cine PE Festival Audiovisual do Recife (Olinda/PE) - 2009 - 1º Festival do Filme Etnográfico do Recife (Recife/PE) - 2009 - 5ª Mostra Audiovisual de Cambuquira (Cambuquira/MG) - 2009 - 2º Festival de Cinema de Triunfo (Triunfo/PE) - 2009 - 19º FestNatal Festival de Cinema de Natal (Natal/RN) - 2009 - 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (Rio de Janeiro/RJ) - 2009 - 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (Floriano/PI) - 2010 - 1ª Mostra Nacional Curta Sertão (Floresta/PE) - 2010 - 4° Goiamum Audiovisual - Mostra Curta Goiamum (Natal/RN) - 2010 - 1ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos (São Carlos/SP) - 2010 - 2ª Mostra de Cinema Sem Limites (Rio Claro/SP) - 2011 - 2º FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Lisboa/Portugal) - 2011 - Cinedocumenta – 8ª Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga (Ipatinga/MG) - 2011 - 8º Festival de Cine de Maringá (Maringá/PR) – 2011

Filmografia do Diretor:
Estreantes.


Comentário do Diretor: O documentário Tebei consegue levar para o mundo um pouco da cultura sertaneja de Pernambuco, através do grupo Coco de Tebei, da cidade de Tacaratu.

Pedro Rampazzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  1. José Bezerra ´Júnior disse:

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO, PARA FAZER CITAÇÕES NO MEU ARTIGO SOBRE DANÇAS POPULARES.

  2. José Bezerra ´Júnior disse:

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO, PARA FAZER CITAÇÕES NO MEU ARTIGO SOBRE DANÇAS POPULARES.

  3. José Bezerra ´Júnior disse:

    Lembrei da época que eu era moleque e participava das rodas de Tebei, também ajudava na construção da casa de taipa durante o dia e a noite ia dançar.
    Estou cursando a Disciplina de Antropologia no Mestrado, e gostaria de citar o documentário e as anotações referentes ao mesmo. Se permitirem mandem notificação por e-mail.
    Parabéns! Excelente documentário.

CURTAS RELACIONADOS

O Homem-banda

Sonambulante, o Homem-Banda é uma criação musical do compositor Tato Taborda e do tecnólogo Alexandre do Valle. Concebido como uma recriação...

O Poder do Natural

O documentário "O Poder do Natural", mostra como é possível ter uma ótima qualidade de vida através da alimentação saudável...

Do morro?

O cantor João do Morro, fenômeno da cena cultural do Recife e personagem central de “Do Morro?”, é um dos...

Sem perder a ternura

Dionata nasceu em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na zona rural de Abelardo Luz, oeste de...

Mîmãnãm: mõgmõka xi xûnîn

O Pajé Totó nos ensina sobre o mîmãnãm, o “pau de religião” maxakali: uma tora de madeira pintada em homenagem...

As advertências de Mandú

Os conselhos transmitidos há mais de vinte anos pelo xamã Mandú da Silva ecoam nos depoimentos ds indígenas do sul...