2798 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)

Atrás da Pedra – Resistência Tekoa Guarani

Com direção do fotógrafo e jornalista Thiago Carvalho, roteiro de Tais Oliveira e produção de Guilherme Queiroz, o documentário aborda a luta e resistência dos índios Guarani Mbyá pela demarcação de terras nas aldeias do bairro Jaraguá, zona norte de São Paulo. Considerada a menor terra indígena do Brasil, as três aldeias Tekoa Itakupe, Tekoa Pyau e Tekoa Ytu estão próximas ao Parque Estadual do Jaraguá, e duas delas ainda aguardam do Governo Federal a demarcação legítima do território. Produzido em 2015, o documentário inédito faz um registro das aldeias e mostra um ano decisivo na vida dos índios.

Tema: DIREITOS HUMANOS

Tags: aldeia indígena, atrás da pedra, atrás da pedra resistência tekoa guarani, brasil, brazil, centro de trabalho indigenista, cimi, comissão guarani yvyrupa, david karaipopygua, demarcação de terras, demarcação de terras indígenas, documentário, filme, funai, fundação nacional do índio, guarani, guarani mbyá, guilherme queiroz, indígena, índios, jaraguá, Jornalismo, Meio Ambiente, nhanderekó, nhanderú, o jaraguá é guarani, pico do jaraguá, taís oliveira, tekoa itakupe, tekoa pyau, tekoa ytu, thiago carvalho, yvyrupa

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 31'24"

Diretor: Thiago Carvalho

Produtor: Guilherme Queiroz

Ano: 2015

Formato: HD

Montagem: Taís Oliveira

Fotografia: Thiago Carvalho

Trilha: Ñande Reko Arandu - (2000) Memória Viva Guarani


Comentário do Diretor: O documentário Atrás da Pedra - Resistência Tekoa Guarani aborda única e exclusivamente, num filme inédito, a luta e resistência dos índios Guarani Mbyá pela demarcação de terras das aldeias no bairro Jaraguá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  1. Matheus Esteves Pelicer disse:

    Muito bom mesmo! Melhor ainda por disponibilizar na íntegra no youtube. Democratizando a informação. Todos deveriam seguir a tendência! Parabéns pela obra.

  2. Matheus Esteves Pelicer disse:

    Muito bom mesmo! Melhor ainda por disponibilizar na íntegra no youtube. Democratizando a informação. Todos deveriam seguir a tendência! Parabéns pela obra.

  3. Michelle Alves disse:

    Que belissimo documentário. Amei !!!

  4. Michelle Alves disse:

    Que belo documentário, que presente vocês nos permitiram assistir de luta de um povo indígena. Sou estudante de direito e optei por buscar sobre os povos indigenas, essa cultura tão rica e confesso gostei tanto que estou assistindo tantos outros. Fico plenamente feliz e emocionada com os apoiadores dessa causa em um mundo onde vivemos com a inversão de valores, onde se tira o povo dono desta terra em que vivemos. Parabéns pelo belo trabalho e pela produção simples e tão verdadeira. Vocês possuem alguma pagina no face? seria muito interessante acompanhar o trabalho de vocês e compartilhar videos como esse. Obrigada por me permitirem ver esse trabalho.

CURTAS RELACIONADOS

Flaskô, a Fábrica

A Flaskô se diferencia de todas as outras fábricas do país: ela foi ocupada por seus trabalhadores e é gestionada...

Primeiro sangue

Na Argentina, nenhum maquinista de trem conclui seus anos de serviço sem atropelar ou matar acidentalmente...

KinOpoÉTicaS – Katari Kamina

Este curta é uma homanagem ao legado de Tupac Katari, que em 1781 liderou um imenso levante no planalto andino....

Água que não hás de beber

Documentário observativo sobre as obras de tubulação do Córrego Medrano. Filmado em novembro de 2012 em um bairro da periferia...

Filhos do trem

Crianças vendem mercadorias nos trens de São...

Lei da Mulher

Mulheres tão diferentes com uma história em comum: todas são vítimas de violência, seja sexual, moral ou psicológica. Elas compartilham...