1197 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)

Romaria do Areião

No extremo norte do Estado de Minas Gerais, a Serra do Espinhaço atravessa a região e adentra pelo Estado da Bahia. Em suas altas chapadas e topos de morro predominam os cerrados e campos rupestres, ambientes que fazem contato com regiões de caatinga e mata atlântica. Pois aí vive um povo tradicional conhecido regionalmente como Geraizeiro cujo modo de vida está assentado no cultivo de pequenos roças extremamente diversificadas associadas com a coleta de frutos, plantas medicinais, flores silvestres e a criação de animais em áreas comunais.

Os Geraizeiros que vivem entre os municípios de Rio Pardo de Minas, Montezuma e Vargem Grande do Rio Pardo travam uma luta que já dura mais de 30 anos contra o avanço das monoculturas de eucalipto e, agora, contra a mineração que ameaça tragar suas terras. Na luta pelo reconhecimento de seus territórios tradicionais, mulheres, crianças e homens fazem a linha de frente de defesa de seu bioma, policiam e cuidam de um vasto território que vai desde o Areião, passando por Riacho de Areia, Roça do Mato, Vale do Guará até Vargem do Salinas, região de onde sempre viveram. A mobilização é pela criação de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável (Resex) que é proposta como uma garantia legal de preservação de seus territórios e do modo de vida geraizeiro.

Para os geraizeiros o território do Areião tem um sentido místico e religioso, e este filme conta a caminhada dessas populações e de suas crenças rumo a um mundo que acreditam.

Tema: DIREITOS HUMANOS

Tags: agroextrativismo, água_boa, comunidades_tradicionais, direito_étnico, especial_meioambiente, especial_religiosidade, minas_gerais, movimentos_sociais, norte_de_minas, povos_tradicionais, religiosidade, reserva_agroextrativista, resex, romaria_do_areião, vale_do_guará

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 29'59"

Diretor: Luciano Santos Dayrell

Produtor: Luciano Santos Dayrell e Carlos Alberto Dayrell

Ano: 2012

Formato: HD

Montagem: Luciano Santos Dayrell

Som Direto: Luciano Santos Dayrell

Fotografia: Luciano Santos Dayrell

Trilha: não tem trilha sonora original

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

    Este curta ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

CURTAS RELACIONADOS

Mohamed

Sob a direção da irmã de Mohamed, esta história é uma declaração de amor. Enquanto ele luta para realizar seus...

Lajotas em Buenos Aires

Os ladrilhos existem em algumas ruelas de Buenos Aires como lembranças silenciosas da existência de algum militante desaparecido durante a...

Vulgo necessidade

Relatos sobre a maior enchente de todos os tempos na comunidade Vila Nova Pirajussara, Campo Limpo, zona sul de São...

Fuso

O título sugere a busca de um sufixo para difuso e confuso, além de remeter a fuzo, de fuzarca, fuzoê....

Berço Esplêndido

Morar, comer, dormir, viver. Um bate papo com os moradores de rua da cidade de...

Índios – Som da Rua

Em 1991, um grupo de índios caiapós da grande aldeia Gorotire formou uma dissidência e partiu para fundar uma nova...