2799 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (1 vote cast)

Portas da cidade

As memórias paulistanas das décadas de 1940 e 1950, a época dourada do Centro da cidade de São Paulo. Com participações de estrelas, como Vida Alves, e pessoas simples, como Reynaldo Carvalho, que trabalhou como porteiro de hotel durante 15 anos.

Tema: MEMÓRIA

Tags: 35mm, centro, décadas_40_e_50, epoca_dorada, sán_pablo, são_paulo

Programa Relacionado: Visões UrbanasVisiones urbanas

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 14'37"

Diretor: Alexandre Carvalho

Produtor: Renata Shimabukuro

Ano: 2004

Formato: HD

Montagem: Alexandre Carvalho

Som Direto: Kira Pereira

Fotografia: Caue Ueda

Trilha: Kalau

Prêmios:
Melhor Documentário - New York Brazilian Film Festival,Melhor Documentário - Catarina Festival de Documentário,Melhor fotografia e melhor montagem - Festival de cinema de Maringá

Festivais:
New York Brazilian Film Festival,Festival de Curtas de São Paulo,Curta Cinema Rio,Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano,FIKE - Portugal,Festival de Cinema de Maringa,Catarina Festival de Documentário,Festival de Cinema de Curitiba,Festival America do Sul,Portobelo Film Festival,Kara Film Festival - Paquistão,Festival de cinema de Campo Grande,Festival Chico - Tocantins,Primeiro Plano - Juiz de Fora,Goiania Mostra Curtas,Jornada de Cinema da Bahia

Filmografia do Diretor:
2011 (em finalização) - VIRANDO BICHO. Documentário, 35MM, 80 minutos
2009 - FLUIDOS - Ficção, digital, 81 minutos
2007 - VILA PRUDENTE - Documentário, digital, 26min
2004 - PORTAS DA CIDADE - Documentário, 35MM, 14min
2000 - BANHEIRO PÚBLICO - Ficção, 16MM, 3min


Comentário do Diretor: Meu primeiro curta-metragem em 35MM, muito importante para conclusão da minha formação cinematográfica. O processo de realização do filme foi árduo, mas muito gratificante, principalmente por ter como personagem principal meu avô, Reynaldo Carvalho, e uma grande vontade de revitalização do centro da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  1. Rithelly Palhares - Formiga MG disse:

    Folgo em saber que um formiguense participou deste filme… Parabéns,João Miguel … Brilhante direção de Alexandre Carvalho, Com Vida Alves, Monteclaro e cia.

  2. Matheus Silva - Formiga MG disse:

    Como músico e apreciador de curta-metragem, quero parabenizar pela escolha da trilha sonora que tão bem combinou com as cenas. Parabéns a todos os envolvidos neste filme.

  3. GISLAINE PEREIRA - FORMIGA (MG) disse:

    Sinopse tão bela quanto a própria história de São Paulo! Parabenizo aos produtores, participantes e todos envolvidos nesta obra de grande valia. Ressalvo a participação de João Miguel, nosso querido conterrâneo, Mineiro-Paulistano, que esteve presente no elenco do filme!

  4. Raquel Santos Remadora disse:

    Vide: “SÃO PAULO” poesia comemorativa ao cenário “Portas da Cidade” (de Carvalho), em: http://www.recantodasletras.com.br/autores/raquelsantos...

  5. Raquel Santos disse:

    Conheço o Alexandre desde 1985. Fomos colegas no “Bonifácio de Carvalho”, em S. Caetano Sul. Talentoso, desde cedo mostrou interesse pela Sétima Arte. Taí um bom exemplo de sua viva Cidade … Parabéns a todos!

  6. João Miguel disse:

    Vide sonteto: BRILHA, SÃO PAULO (CAPITAL), no: http://www.recantodasletras.com.br/autores/joaomiguel... E deixe seu comentário. Lá vc encontra o link “Portas da Cidade!”
    Parabéns a ambos: Cidade e Filme!

  7. João Miguel dos Santos Remador disse:

    (S)inopse (P)reciosa!… Junto com pessoas talentosas, uma honra ter participado desse importante filme. Conto pra todo mundo!

  8. Rafael Conceição Medeiros - BH disse:

    Olha realmente dá muita saudade daquele tempo. A se pudéssemos voltar pelo menos alguns anos atrás. Pagamos muito caro pelo progresso.

  9. Hélio Rodrigues Miranda disse:

    Gostei de ver seu nome.
    Alexandre Carvalho,
    Maravilhosa e saudosa produção.
    Adorei! Parabéns!

  10. Edson disse:

    Excelente! Vai permanecer sempre em nossas vidas. Parabéns, altíssima sensibilidade para captar imagens e diálogos. Qualidade na edição e um excelente roteiro.

CURTAS RELACIONADOS

Irmãs

Há um adágio que diz: “Em tempo de guerra, mentira é como...

Os Blanco

Há 50 anos, a família Blanco vive na mesma casa, na Rua Primeiro de Maio, número 26, em Pinar del...

A Infância de Anastácia

Memórias de dona Anastácia e da cidade do...

O chapéu do meu avô

O documentário mostra a aproximação entre um avô chapeleiro e sua neta,...

Fé em Deus e nos Orixás

Documentário educativo sobre a Umbanda, uma religião legitimamente brasileira, e suas vertentes: a origem cabocla, espírita e católica. Os personagens...

Pra Inglês Ver

Conduzidos por jeeps e guias, turistas estrangeiros anseiam por descobrir o “exótico” universo da favela. A pobreza transformada em atrativo...