3270 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (1 vote cast)

Portas da cidade

As memórias paulistanas das décadas de 1940 e 1950, a época dourada do Centro da cidade de São Paulo. Com participações de estrelas, como Vida Alves, e pessoas simples, como Reynaldo Carvalho, que trabalhou como porteiro de hotel durante 15 anos.

Tema: MEMÓRIA

Tags: 35mm, centro, décadas_40_e_50, epoca_dorada, sán_pablo, são_paulo

Programa Relacionado: Visões UrbanasVisiones urbanas

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 14'37"

Diretor: Alexandre Carvalho

Produtor: Renata Shimabukuro

Ano: 2004

Formato: HD

Montagem: Alexandre Carvalho

Som Direto: Kira Pereira

Fotografia: Caue Ueda

Trilha: Kalau

Prêmios:
Melhor Documentário - New York Brazilian Film Festival,Melhor Documentário - Catarina Festival de Documentário,Melhor fotografia e melhor montagem - Festival de cinema de Maringá

Festivais:
New York Brazilian Film Festival,Festival de Curtas de São Paulo,Curta Cinema Rio,Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano,FIKE - Portugal,Festival de Cinema de Maringa,Catarina Festival de Documentário,Festival de Cinema de Curitiba,Festival America do Sul,Portobelo Film Festival,Kara Film Festival - Paquistão,Festival de cinema de Campo Grande,Festival Chico - Tocantins,Primeiro Plano - Juiz de Fora,Goiania Mostra Curtas,Jornada de Cinema da Bahia

Filmografia do Diretor:
2011 (em finalização) - VIRANDO BICHO. Documentário, 35MM, 80 minutos
2009 - FLUIDOS - Ficção, digital, 81 minutos
2007 - VILA PRUDENTE - Documentário, digital, 26min
2004 - PORTAS DA CIDADE - Documentário, 35MM, 14min
2000 - BANHEIRO PÚBLICO - Ficção, 16MM, 3min


Comentário do Diretor: Meu primeiro curta-metragem em 35MM, muito importante para conclusão da minha formação cinematográfica. O processo de realização do filme foi árduo, mas muito gratificante, principalmente por ter como personagem principal meu avô, Reynaldo Carvalho, e uma grande vontade de revitalização do centro da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  1. Rithelly Palhares - Formiga MG disse:

    Folgo em saber que um formiguense participou deste filme… Parabéns,João Miguel … Brilhante direção de Alexandre Carvalho, Com Vida Alves, Monteclaro e cia.

  2. Matheus Silva - Formiga MG disse:

    Como músico e apreciador de curta-metragem, quero parabenizar pela escolha da trilha sonora que tão bem combinou com as cenas. Parabéns a todos os envolvidos neste filme.

  3. GISLAINE PEREIRA - FORMIGA (MG) disse:

    Sinopse tão bela quanto a própria história de São Paulo! Parabenizo aos produtores, participantes e todos envolvidos nesta obra de grande valia. Ressalvo a participação de João Miguel, nosso querido conterrâneo, Mineiro-Paulistano, que esteve presente no elenco do filme!

  4. Raquel Santos Remadora disse:

    Vide: “SÃO PAULO” poesia comemorativa ao cenário “Portas da Cidade” (de Carvalho), em: http://www.recantodasletras.com.br/autores/raquelsantos...

  5. Raquel Santos disse:

    Conheço o Alexandre desde 1985. Fomos colegas no “Bonifácio de Carvalho”, em S. Caetano Sul. Talentoso, desde cedo mostrou interesse pela Sétima Arte. Taí um bom exemplo de sua viva Cidade … Parabéns a todos!

  6. João Miguel disse:

    Vide sonteto: BRILHA, SÃO PAULO (CAPITAL), no: http://www.recantodasletras.com.br/autores/joaomiguel... E deixe seu comentário. Lá vc encontra o link “Portas da Cidade!”
    Parabéns a ambos: Cidade e Filme!

  7. João Miguel dos Santos Remador disse:

    (S)inopse (P)reciosa!… Junto com pessoas talentosas, uma honra ter participado desse importante filme. Conto pra todo mundo!

  8. Rafael Conceição Medeiros - BH disse:

    Olha realmente dá muita saudade daquele tempo. A se pudéssemos voltar pelo menos alguns anos atrás. Pagamos muito caro pelo progresso.

  9. Hélio Rodrigues Miranda disse:

    Gostei de ver seu nome.
    Alexandre Carvalho,
    Maravilhosa e saudosa produção.
    Adorei! Parabéns!

  10. Edson disse:

    Excelente! Vai permanecer sempre em nossas vidas. Parabéns, altíssima sensibilidade para captar imagens e diálogos. Qualidade na edição e um excelente roteiro.

CURTAS RELACIONADOS

Lambe Sujo

Um filme etnográfico sobre a memória imaterial. Um retrato da festa do Lambe...

Arquitetos do mar

Arte tradicional é o lema do povoado de Cajaíba do Sul, vilarejo às margens da baía de Camamu (BA), onde...

Trevos e cores

Coco, um pai que começou a trabalhar aos 13 anos. Pocha, uma mãe dona de casa, que se diz crente em...

Sons do Centro

Um passeio pela paisagem sonora do centro de Goiânia, em busca dos sons da cidade, das pessoas e do meio...

Nosotros

Um projeto audiovisual de micro documentários temáticos, que refletem sobre o sentimento de nação das pessoas que habitam o UruguaiA experiência...

O que Bererico vai pensar?

Um registro dos reflexos da  “Ação Integralista Brasileira” numa pequena vila no interior do Espírito Santo, onde a relação de...