8150 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (1 vote cast)

Autofagia

Autofagia é um vídeo-documentário experimental vertovniano; uma mostra do cinema de "Guerrilha", onde o real é representado por uma tomada de assalto. Trata-se de um vídeo-documentário experimental que totaliza 6 minutos e 17 segundos ao todo. Esse filme foi feito como uma forma de interrogação poética e antropológica sobre o modo de vida nas grandes cidades: como o ser humano se interage com sua estrutura física, organizacional; construído de maneira em que forma e conteúdo se integrassem. Além disso, perceber como um produto Audiovisual pode estabelecer uma ressonância no estado emocional do expectador e quais sensações ele poderia instigar num nível fenomenológico sem fazer uso de uma narrativa verbal. Trata-se de uma composição metonímica na qual signos visuais e auditivos criam uma representação alegórica da vivência humana na grande metrópole. Seu ritmo frenético; sua estrutura física e psicológica, sua arquitetura junto ao indivíduo que dialoga com essa organização. Dessa relação sinérgica com a Urbe, nasce um verdadeiro organismo vivo. O vídeo parte desses pressupostos para engendrar sensações no espectador, utilizando para isso, sobreposições tanto de sons, como de imagens, de forma a criar uma saturação plástica e sonora, de forma a sugerir um verdadeiro bombardeio de informações; característica tanto de nosso ambiente saturado por informações pelos diversos veículos de comunicação.

Tema: POLÍTICA

Tags: metrópole, são_paulo

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 7'

Diretor: Luís Roberto Carvalho

Produtor: Luís Roberto Carvalho

Ano: 2007

Formato: HD

Montagem: Luís Roberto Carvalho

Fotografia: Luís Roberto Carvalho

Trilha: Fábio Sales

Prêmios:
Festival Ratoeira/ Cine Clube Beco do Rato – Rio de Janeiro / 2008 • Prêmio de Melhor Curta-metragem experimental;

Festivais:
Mostra do Audiovisual Paulista 2008,Mostra do Filme LIVRE 2008,Festival Ratoeira/ Cine Clube Beco do Rato – Rio de Janeiro / 2008,Festival Tela Digital – Parceria entre a Associação Kinoforum e TV Brasil / 2009,Amérique Latine à la select - au court mètrage dans "off clermont" - Clermont Ferrand / 2010,I Festival Itinerante de Curtas Latinos - 2010

Filmografia do Diretor:
Causo; Moda: Catira - Documentário Média-metragem - 2011
Oráculo das Águas - Documentário Curta-metragem experimental - 2011
Autofagia - Documentário Curta-metragem experimental - 2007
Hybris - Curta-metragem experimental - 2004


Comentário do Diretor: Esse filme foi feito como uma forma de interrogação poética e antropológica sobre o modo de vida nas grandes cidades: maneira com a qual o ser humano se interage com sua estrutura física e organizacional, no qual forma e conteúdo se integrassem. Além disso, perceber como um produto Audiovisual pode estabelecer uma ressonância no estado emocional do expectador e quais sensações ele poderia instigar num sentido fenomenológico; fugindo do formato do filme tradicional onde situações narradas são construídas a partir de uma narrativa verbal.
A saturação sonora e visual dialoga com a poluição – sonora e visual – a que estamos sujeitos na vida de qualquer grande metrópole do planeta, o que reflete na baixa qualidade de vida de sua população que convive com o estresse diário ocasionado por esse tipo de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Este curta ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

CURTAS RELACIONADOS

Rocinha Brasil 77

Um registro histórico, realizado em 1977, sobre os hábitos e a qualidade de vida da maior favela da América Latina....

O Novo nas Ruas

Toda geração tem direito a seu maio de 1968... Inesperados, maiores que suas causas, colocam a política em cheque a...

Estado Crítico da Poesia

Reflexão sobre a posição da poesia no universo das artes e o modo de expressão como um caminho viável para...

Teto de Lona

Um dos maiores problemas da capital paulista é a falta de moradia. Por isso, é cada vez maior o número...

O grande momento

“O grande momento" é uma expedição interna pelos grandes relógios da cidade de Buenos Aires, seguindo os pasos de um...

Palco da XV

O documentário apresenta um renomado ponto turístico de Curitiba/PR, a rua XV de Novembro, a observando de um ponto de...