Tag: biografia



Gilmar – Ofício Cabeleireiro

 

O curta conta a história de Gilmar Pinto de Oliveira, cabeleireiro com mais de 64 anos de experiência, aprendeu seu ofício aos 15 anos de idade ensinado pelo pai, o conhecido Pintinho Barbeiro de Jacareí, figura muito presente, ainda hoje, na vida e nos valores que Gilmar carrega. Aos 80 anos Gilmar faz um relato […]

play assistir

Luiz Luciano – Ofício Relojoeiro

 

O curta mostra um pouco sobre o ofício de relojoeiro por meio das histórias do senhor Luiz Luciano, relojoeiro com mais de 30 anos de experiência, e seu filho Luiz Donizetti que aprendeu a profissão com o pai.

play assistir

Pegadas de Zila

 

Mulher revive a poesia existencialista da paraibana Zila Mamede. Com Rosamaria Murtinho.

play assistir

Hugo – Ofício Barbeiro

 

Hugo de Siqueira Rosa é barbeiro a mais de 40 anos em Jacareí,  ele nos mostra um pouco de seu dia a dia e conta sua história no ofício.

play assistir

Pedro – Ofício Tipógrafo

 

Pedro é um dos poucos tipógrafos que resistiram na cidade de Jacareí, interior de São Paulo, ele conta um pouco de sua história e mostra o ofício que aprendeu com o irmão.

play assistir

Zé do Rádio – Ofício Consertador de Rádio

 

José de Souza Camargo, conhecido como “Zé do Rádio”, vive sua vida simples consertando rádios há mais de 40 anos, mas ao pegar a viola se transforma em festeiro e organizador do Cantinho da Viola, espaço referência da música de raiz no estado de São Paulo.

play assistir

Valter – Ofício Sapateiro

 

Valter Pereira dos Santos relembra com saudades de seu tempo de engraxate e fala com orgulho de seu ofício.

play assistir

Marco Aurelio

 

Marco Aurelio é uma pessoa sensível com a sociedade de Campo Grande e agradecida a ela, que no seu contato com a natureza esta agradecido por chegar na sua vida aos 59 anos com alegria e que isto é o melhor que a vida lhe deu. 

play assistir

A última lua – A história de Martín Santiago

 

No ano de 1927, o jovem Martín Santiago viaja de Buenos Aires às serras de Córdoba (Argentina), buscando tomar lições de pintura com seu admirado Fernando Fader, pintor impressionista reconhecido, que não o recebeu muito bem. Martín decide permanecer na região e aos poucos se transforma em um autodidata incansável. Ladrilheiro, carpinteiro, desenhista, pintor, ceramista, […]

play assistir

Vlado e Birri: encontros

 

Fernando Birri, considerado um dos fundadores do movimento do Novo Cinema Latino Americano e sua companheira, Carmen Papio,  recordam momentos chaves de suas vidas e sua relação com a cena cinematográfica brasileira nos anos 1964 aos 1975, centrando-se sobretudo na trajetória de seu amigo e ex-aluno, Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar brasileira em 1975. […]

play assistir

Tambellini – Escultor de Ideias

 

O documentário retrata a vida e a filosofia de Tambellini, com sua técnica de escultura em argila usada normalmente na fabricação de telhas, ele também fala de sua relação com as artes plásticas e sua história de vida.

play assistir

A Inventariante

 

A inventariante escolhe e exibe 12 objetos do cotidiano de sua avó para fazer um pedido de inventário.

play assistir

Mauro Shampoo – Jogador, Cabelereiro e Homem

 

Cinebiografia de Mauro Shampoo, ex-jogador de futebol e folclórico cabeleireiro da cidade de Recife. Com apenas um gol marcado em toda carreira, alcançou a fama como atleta-símbolo do Ibis Sport Clube, que entrou para o Guiness Book como “O pior time de futebol do mundo de todos os tempos”.

play assistir

Metamorfose

 

Documentário sobre a vida de Roseane Ferreira dos Santos, a madrinha do atletismo paradesportivo brasileiro. A pernambucana Rosinha tornou-se ícone no esporte nacional ao superar a deficiência física e conquistar 50 medalhas de ouro ao longo da carreira e dois recordes mundiais nas Paraolimpíadas de 2000.

play assistir

Nelson Sargento no Morro da Mangueira

 

Retrato biográfico do sambista Nelson Sargento encontrando seus amigos e comparsas no Morro da Mangueira, um dos recantos do carnaval e do samba no Rio de Janeiro.

play assistir

O dia em que o bambu quebrou no meio

 

Documentário realizado no velório de Bezerra da Silva.

play assistir

À Luz de Schwanke

 

A linha de investigação desse documentário é a luz – o claro-escuro – em variados aspectos na obra do catarinense Luiz Henrique Schwanke (1951–1992), artista de grande expressividade na Geração 80. O facho de luz deixado por Schwanke parte de seu deslumbre frente ao Renascimento até o brilho intenso e difuso da Pós-Modernidade pelos fios […]

play assistir

Pré-História da Desordem

 

Rara entrevista do cineasta Andrea Tonacci, homenageado na Mostra do Filme Livre 2006. O diretor fala de cinema e de seu último longa, “Serras da Desordem”.

play assistir