Fantasmas Urbanos

Uma abordagem sobre os edifícios abandonados na cidade de São Paulo ocupados por pessoas sem teto.

playassistir

Trevos e cores

Coco, um pai que começou a trabalhar aos 13 anos. Pocha, uma mãe dona de casa, que se diz crente em Deus.
Ambos criaram suas três filhas em liberdade, mas acima de tudo com um legado de educação baseado na honestidade, solidariedade e justiça. Mas, principalmente, na alegria.
A história do país mudou a família. No início dos anos 70, o trio tinha aprendido a voar.

playassistir

Almir Mavignier: Recortes de Memória

Documentário sobre o artista plástico Almir Mavignier e o início do Ateliê de Pintura do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, idealizado por ele e pela Dra Nise da Silveira.

playassistir

No meu palanque

Nós os vemos e não os vemos (ou decidimos não vê-los?), acreditamos e não acreditamos no que nos recomandam para promover mudanças em suas vidas. Sobre o palanque da avenida dos Shyris, em Quito, exatamente na metade do parque mais visitado da cidade, o Parque Carolina, dormem garotos que vivem nas ruas. Sem lar, eles fogem e praticamente se fazem invisíveis. Este é um retrato direto e divertido, sem questionamentos e falsas simpatias sobre esses garotos que vivem entre nós.

playassistir

Qual Centro?

O filme debate o projeto de revitalização da região central da cidade de São Paulo tendo como personagem os moradores de uma ocupação num posto de gasolina e toda sua luta pelo direito a moradia.

playassistir

O Pequeno e o Grande

O Morrinho é uma maquete feita de pedaços de tijolos que ocupa 300m² dentro da Favela do Pereirão, zona sul do Rio de Janeiro, criada há 10 anos por crianças. Neste ano o “Morrinho” foi convidado a participar da Bienal de Veneza. Estes meninos, criadores do morrinho anos atrás, agora são homens, suas vidas foram transformadas pela arte, o trabalho, a solidariedade e a força do grupo. A formação destes meninos, foco deste filme, é a exceção que confirma a regra.

playassistir

Fruto da Terra

Marcos Tiarajú foi o primeiro bebê nascido na Fazenda Annoni, em 1985. Os pais fizeram parte das 1500 famílias na ocupação realizada pelo MST, início de uma nova etapa na luta pela reforma agrária no Brasil. Sua mãe, Rose, foi morta durante essa luta. A história dessa ocupação, que culminou com a conquista da terra e de novas oportunidades de vida, é contada nos dois premiados documentários de Tetê Moraes, Terra para Rose e O sonho de Rose, 10 anos depois. Hoje, com 22 anos, Marcos é bolsista de medicina, em Cuba. Uma saga de conquista de direitos humanos, através da luta social, uma história de superação de desigualdades e injustiças, de marginalização e miséria.

playassistir

Cavalão

Em 2004, o Capitão Romeu chegou ao Morro do Cavalão em Niterói para uma ação do Grupamento de Policiamento para Áreas Especiais. Desde o início tinha ideia de criar projetos para as crianças, melhorar o a autoestima da população e reduzir os índices de violência. Ele e seu grupo de policiais implementaram projetos esportivos, ioga, dentista e outros serviços. O posto sempre aberto favorece a troca de informações da população com a polícia, inclusive sobre a presença de traficantes no morro. Desde 2005 não tem mais tiro no Cavalão.

playassistir

Flor na Lama

Jovens da periferia do Rio de Janeiro expressam suas opiniões sobre as chacinas e o convívio na comunidade. Eles participam de oficinas de vídeo, fotografia e filosofia, neste curta que faz parte do projeto Marco Universal.

playassistir

Prestes 23+10

A ocupação Prestes Maia, local de inúmeras histórias e símbolo de resistência, nos apresenta o casal Severino e Roberta. Sobrevivendo da reciclagem, fundam uma biblioteca com livros inicialmente retirados do lixo. Freqüentes cortes de energia, contudo, colocam em risco a existência da biblioteca, assim como a permanência dos moradores no edifício. O casal se une a outros membros do M.S.T.C e se mobilizam para obter a posse do Prestes Maia.

playassistir

Providência

Início do trabalho de documentação realizado pelo projeto #Entresembater com a intenção de retratar a situação enfrentada pelos moradores que sofrem ameaças de remoção por parte do poder público no Rio de Janeiro.

playassistir