Tag: racismo



Jonas, Só Mais Um

 

Este curta faz parte do projeto Marco Universal. Apresentado e conduzido in loco pelo ator Caio Blat, o documentário narra a história do assassinato do jornaleiro Jonas Eduardo Santos de Souza, executado ao ser barrado indevidamente na porta do banco Itaú com um tiro no peito pelo segurança da agência, no centro do Rio, em […]

play assistir

Ser ou não ser?

 

Através de depoimentos pessoais, o racismo é discutido pelos atores da Cia. de Teatro OS CRESPOS neste documentário experimental.

play assistir

D.O.R.

 

Através de depoimentos pessoais, utilizando-se de gestos e sem falas, o tema DOR e racismo é retratado pelos atores da Cia. de Teatro OS CRESPOS neste documentário poético/experimental.

play assistir

Você faz a Diferença

 

Este documentário expõe a discussão sobre racismo e preconceito na sociedade brasileira. Ele apresenta os pontos de vista de alunos e professores, que acreditam na importância de falar abertamente sobre as diferenças.

play assistir

Salto Alto

 

Os sentidos e significados do Carnaval Carioca são demonstrados em imagens, movimentos, múltiplas linguagens, depoimentos e comportamentos de quem vive e se alimenta da cultura carnavalesca. O documentário, independente, contém imagens inéditas de D. Neuma da Mangueira em sua casa, gravadas na semana anterior do Carnaval Carioca de 2000. “Salto Alto” tem o olhar feminino […]

play assistir

Auroras de Ébano

 

Personagens da classe média negra do Espírito Santo relatam suas visões sobre o papel desempenhado pelos afrodescendentes na formação do Espírito Santo, ao mesmo tempo em que falam sobre o preconceito racial presente em um Estado sob forte influência europeia.

play assistir

Até Onde a Vista Alcança

 

Em 2005, a partir de uma reunião dos membros da Associação Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim, surgiu a idéia de unir esforços em busca de um sonho coletivo. Um bingo para alugar um ônibus. Uma viagem para alcançar um sonho.

play assistir

Negro e Argentino

 

A história do filho de um brasileiro negro e uma argentina. O filme propõe a discussão sobre o preconceito, enfocando as relações familiares, jogos de intrigas e questionamentos íntimos.

play assistir