VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (4 votes cast)

O enquadramento da realidade: um papo fora do eixo com Rodrigo Grota


Rodrigo Grota nasceu em Marília (SP), mas atua como cineasta em Londrina, no Paraná. Para ele, fazer cinema fora do eixo Rio-São Paulo significa uma possibilidade de não ser vítima de um ritmo impiedoso de produção que exige que as coisas aconteçam muito rápido. Fora do eixo, há tempo para refletir e um encanto especial quando um filme é rodado. Neste papo com o CurtaDoc, além de falar sobre o tempo, Rodrigo formula uma contribuição interessante para o debate sobre ficção e realidade no cinema a partir de suas produções. “Os filmes que eu fiz são ficcionais, mas, na verdade, se utilizam de abordagens documentais”, observa. Confira por que neste vídeo produzido pelo CurtaDoc para a série de entrevistas sobre documentário do portal.

Rodrigo é um dos fundadores da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina). Dirigiu mais de 10 filmes, entre curtas, médias e o seu recém lançado longa Leste Oeste, conquistando mais de 50 prêmios entre festivais nacionais e internacionais. A Trilogia do Esquecimento, série composta pelos curtas Satori Uso, Booker Pittman, e Haruo Ohara foi lançada em DVD e Blu-Ray e conquistou 13 prêmios no Festival de Gramado, além de ser apresentada em sessão especial na Cinemateca Francesa, em Paris. Formado em Comunicação Social – Jornalismo, é Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea, e Mestre em Estudos Literários – cursos realizados na Universidade Estadual de Londrina. Professor de Direção, Roteiro, Montagem e História do Cinema em Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Cinema. Idealizador e Editor da Revista Taturana, publicação especializada em Cinema Independente, criada em 2007 e que em 5 anos conta com 10 edições impressas. Idealizador dos projetos Oficinas Kinoarte, Kinoclube, Sessão Kinoarte, Kinoarte Mostra Curtas, Kinocidadão, entre outros – sempre com o objetivo de difundir o Cinema Brasileiro e estimular a produção local. Coordenador de Programação dos Festivais Kinoarte de Cinema – que em 2013 contaram com sua 15ª edição em Londrina, e sua 6ª edição em Marília.

O cineasta também participou da terceira temporada da série CurtaDoc, comentando os curtas exibidos no episódio O Tempo e o Vento.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (4 votes cast)
O enquadramento da realidade: um papo fora do eixo com Rodrigo Grota, 5.0 out of 5 based on 4 ratings

Tags: cinema, documentário, Kinoarte, londrina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*