2346 visionados
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)

Roberto

Una mirada acerca de la vida y obra de Roberto Santos, cineasta fundamental, autor de películas antológicas como "O Grande Momento", y "A hora e a vez de Augusto Matraga", cuya trayectoria se mezcló y se confundió con la própria história del moderno cine paulista.    

Tema: ARTES

Tags: cineasta, cinema, cinema_brasileiro, cinema_paulista, mestre_do_cinema

Programa Relacionado: Cineastas

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 18'

Diretor: Amilcar M. Claro

Produtor: Amilcar M. Claro

Ano: 1994

Formato: HD

Montagem: Idê Lacreta

Fotografia: Roberto Santos Fº

Trilha: Eduardo Souza

Prêmios:
Realizado com recursos do Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura e apoio institucional da Prefeitura do Município de São Paulo, Lei 10.923/90, recebeu em festivais os prêmios Especial do Júri e da Crítica Especializada, como Melhor Documentário de CM, no Festival de Brasília; Troféu Samburá, como Melhor Filme no V Cine Ceará; Melhor Montagem no Guarnicê, de São Luís do Maranhão e Prêmio Multicurtas do canal Multishow.

Festivais:
Festivais de Havana, Trieste, Brasília, Gramado, Bahia, Cuiabá, Cine Ceará, Guarnicê, de São Luís do Maranhão Curtas Inéditos SP, O Cinema Cultural Paulista, SP, Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, Festival Internacional de Curtas-metragens de Belo Horizonte, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Mostra Curta Cinema do CCBB - RJ, Mostra Internacional do Cineclube Vitória, em Campinas-SP, Mostra Curta Circuito - SP Mostra Todos com o Cinema, da Parabólica Brasil, em Olinda, PE, e Mostra Os Curtas Premiados, Última Safra, promovida pela Funarte, por várias cidades brasileiras. Abriu o 1º Festival de Cinema Universitário de Niterói, foi apresentado em diversas ocasiões no Centro Cultural São Paulo, acompanhou as sessões de A Hora e Vez de Augusto Matraga dentro do programa Clássicos do Cinema Brasileiro, no Espaço Unibanco de Cinema, e de Crumb, no Cine Sesc

Filmografia do Diretor:
AMILCAR M. CLARO - filmografia do diretor

TRÍADE-GALERIA DE ESPELHOS, 2011

HYGIENE, 2010

TEATRO E CIRCUNSTÂNCIA, 2009-2010

O TEATRO SEGUNDO ANTUNES FILHO, 2006

ATIBAIA DE CONGOS E MOÇAMBIQUES, 2005

IMENSIDADE, 2003

NÁUFRAGO, 1998

ROBERTO, 1994

É O CIRCO DE NOVO, 1989

ESTAÇÃO DA LUZ, 1989

Além de outros trabalhos para cinema e televisão


Comentário do Diretor: ROBERTO, este documentário de curta metragem, é um olhar sobre a vida e a obra de ROBERTO SANTOS, realizador de quem tive o privilégio de ser aluno na faculdade de cinema e, por dez anos, assistente em cinco de seus filmes, além de co-roteirista em duas dessas produções.

Cineasta fundamental, cuja trajetória de realizador se misturou e se confundiu com a própria história do moderno cinema paulista, Roberto Santos foi autor de filmes antológicos como O Grande Momento e A Hora e Vez de Augusto Matraga, entre outros.

Neste curta, que é narrado na primeira pessoa pelo cineasta, a voz de Roberto Santos aparece sobre imagens de todos os filmes longos que realizou e de outros momentos de sua vida, ligando pontos diversos, que comentam e estabelecem paralelos entre sua trajetória profissional e a sua vida pessoal.

O interesse pelo tema apresentado neste filme se justifica não apenas pelos valores estéticos da obra de Roberto Santos mas também pelo pensamento que a produziu, discutindo --a partir da observação do homem, mais especificamente do homem comum brasileiro, figura recorrente em seus trabalhos--, questões humanas, o que conduz tais observações ao plano universal.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

    Este corto aún no ha sido comentado. ¡Sé el primero!

CURTAS RELACIONADOS

Arte no Espaço

Quando o assunto é a relação que a Bahia tem com a África, Pierre Verger é uma das referências mais...

Urbanographia Digitalizada de Baixa Resolução

Na sociedade globalizada do século XXI, uma nova arte de rua invade os espaços urbanos. Com o lambe-lambe, o stencil...

Undó Aigô

Lenilson, funcionário de uma universidade no setor de limpeza, resolve um dia, após um sonho, começar a trabalhar com máscaras...

Sampa Graffiti | Tikka

En este documental, el registro de la realización de un trabajo de la grafitera...

Absorção

Comungar com o ato de criar, por meio do mais instintivo dos gestos: o moldar a areia-lama, formando um corpo...

Corte Costura • um making of

Com o propósito de produzir música em parceria, os músicos presentes neste curta entraram em estúdio para gravar o Corte...