Sexta edição do Festival Internacional de Cinema Ojo de Pescado abre sua convocatória

postado em 24/04/2017


Entre 21 e 26 de Agosto, Valparaíso, no Chile, vai viver o melhor e mais atual do cinema para crianças e jovens

O Festival Internacional de Cinema Ojo Pescado, que será realizado entre os dias 21 e 26 de agosto de 2017 na cidade de Valparaíso, no Chile, abre o seu processo de candidatura e convida cineastas do mundo para participar de sua sexta edição. O Festival Ojo Pescado é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Audiovisual do Conselho Nacional para Cultura e Artes do Chile.

“Ojo de Pescado completa 6 anos de crescimento, consolidando-se como o festival de cinema das crianças e jovens chilenos e, pela primeira vez, estamos estendendo nossas atividades por quase todo o território nacional. Os realizadores do mundo que tenham voltado a sua criação para a infância nos dizem que estão atentos e animados para esta convocatória, porque Ojo de Pescado é uma janela para vincular seus trabalhos com um público infantil e juvenil grande, diverso e crítico. Sem dúvidas, teremos uma amostra mundial de qualidade do que está sendo produzido para a infância no cinema e esperamos que esta edição seja mais um incentivo para a existência de mais cinema chileno para as crianças e os jovens do nosso país”, explicou Alejandra Fritis, diretora do Festival Ojo de Pescado.

Ojo de Pescado convoca para a competição internacional em três categorias profissionais: curtas-metragens para crianças nos gêneros ficção e animação, longas-metragens para crianças nos gêneros de ficção e animação e curta-metragens sobre infância e juventude. Além disso, você também está convidado a participar na competição latino-americana “Jovens Cineastas” destinada a crianças e jovens do Chile e da América Latina que realizaram suas obras em diversos contextos de educação artística. Ao todo, mais de dois mil dólares serão concedidos em prêmios distribuídos entre as diferentes categorias.

Por sua vez, Nélida Pozo, diretora do Conselho para Cultura e Artes da Região de Valparaíso, disse: “O Festival Ojo de Pescado é um dos eventos mais importantes que ocorrem no país em torno da produção audiovisual dirigida para meninas, meninos e jovens, e acreditamos que seja muito importante a participação de todos os cineastas que estejam desenvolvendo trabalhos voltados a este público, já que este evento promove o encontro deste tipo de produção e o público ao qual está dirigida. Neste ano também é importante destacar a chamada para os jovens realizadores, já que abre uma janela para muitas produções que estão sendo desenvolvidas no âmbito da educação artística e que podem encontrar aqui apoio e motivação para continuarem”.

Nesta edição o evento comemora seis anos de existência, consolidando-se como o mais importante encontro do cinema infantil e juvenil do Chile, assim como uma plataforma de trabalho permanente pela formação de um público jovem para o cinema e para a educação artística audiovisual. Esta sexta edição do Festival em Valparaíso será o momento em que poderemos ver parte da criação audiovisual dos meninos e meninas que participaram das amostras e oficinais do Ojo de Pescado que acontecem de março a novembro em nove regiões do Chile, desde Tarapacá, no Norte, até Magallanes, no Extremo-Sul.

Este ano, o Festival acontece no Parque Cultural de Valparaíso e no Centro de Extensão DUOC UC, contando pela primeira vez com oficinais fora da região, em Biobío, Los Lagos e a região Metropolitana.

O período de submissão das obras termina em 15 de maio de 2017. O edital e os formulários de inscrição estão disponíveis no site do festival e através da plataforma Festhome.

Fonte: Festival Internacional de Cine Ojo de Pescado

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Sexta edição do Festival Internacional de Cinema Ojo de Pescado abre sua convocatória, 5.0 out of 5 based on 1 rating
No votes yet.
Please wait...

Tags: américa latina, chile, cine, cine chileno, cinema, convocatoria, educação, festivais, festival, inscrições, ojo de pescado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.