Regulamento

  1. O objetivo principal do CurtaDoc é mapear a produção de documentários de curta-metragem na América Latina e servir como fonte de pesquisa para realizadores, pesquisadores, professores, estudantes e interessados. Além de um rico arquivo, estamos formando uma rede de interessados na cultura do documentário, promovendo o intercâmbio, valorizando a produção deste gênero e difundindo o audiovisual como patrimônio imaterial.
  2. A inscrição de documentários brasileiros para participar da seleção EducaDoc (ver notícia em destaque na home) deve ser feita seguindo as instruções abaixo. Os proponentes dos curtas selecionados serão contactados por e-mail para confirmar seu interesse e condições de licenciamento. Para participar da coleção é necessário que as obras tenham CPB. Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail curtadoc@contraponto.tv.
  3. O proponente do filme assume a responsabilidade pelo conteúdo da obra e pelos dados disponibilizados na ficha de inscrição. Além do filme, as seguintes informações ficarão visíveis no portal: sinopse, ficha técnica, premiações e festivais, comentário e filmografia do diretor. As demais informações são reservadas aos responsáveis pelo portal.
  4. No ato da inscrição o proponente deve disponibilizar o link da obra (com legendas em espanhol, se houver) hospedado em um site de compartilhamento (YouTube e Vimeo). Caso o documentário esteja dividido em partes, é possível indicar até três links. Qualquer dúvida quanto à publicação do curta em um site de compartilhamento de vídeo, entrar em contato pelo e-mail curtadoc@contraponto.tv
  5. Todas as obras inscritas no acervo online são submetidas a uma seleção preliminar da curadoria do CurtaDoc. Não são aceitos filmes publicitários, ficcionais e videoclipes.
  6. Todos os filmes curtas-metragens do acervo (inscritos em qualquer data) poderão ser selecionados para ações promovidas pelo CurtaDoc, como o EducaDoc e temporadas futuras do programa CurtaDoc no SescTV.
  7. O acervo online iniciou com foco em documentários com duração de até 30 minutos. Desde 2013, para ampliar o mapeamento latino-americano, está aberto para documentários de média e longa-metragem, sem restrição de época de produção, tema ou formato de captação.