ANTOFADOCS abre inscrições e anuncia o Brasil como país convidado

postado em 11/06/2015


ANTOFADOCS, Festival Internacional de Documentários de Antofagasta, no Chile, começou oficialmente o ano, lançando o regulamento desta quarta edição através de uma imagem renovada e da página oficial na internet.

Como nos anos anteriores, o festival será apresentado em três seções: Mostra Internacional de Longas-metragens, Mostra Internacional de Curtas-metragens e Mostra Novas Linguagens. Os interessados podem enviar seus documentários diretamente pelo site do evento ou pela plataforma Festhome.

O ANTOFADOCS 2015 acontecerá de 10 a 14 de novembro e terá o Brasil como país convidado, revelando sua cultura cinematográfica com oficinas, conferências, mesas redondas y mostras dedicadas aos grandes do cinema carioca.

Na edição de 2014 o ANTOFADOCS alcançou um novo destaque na cena audiovisual de Antofagasta, ao exibir mais de 80 obras em competição, oferecer atividades gratuitas e reunir mais de 4 mil pessoas que deram respaldo aos eventos realizados em diferentes espaços públicos da cidade, gerando um circuito de pontos históricos, patrimoniais e culturais. O caráter internacional ficou marcado pela presença da Argentina como país convidado, que pela mão de grandes expoentes, realizadores e filmes argentinos representou o espírito unificador e integrador que o festival defende, e que nesta terceira edição o fez junto com a grande qualidade cinematográfica de um país com mais experiência e história no âmbito audiovisual.

Antofadocs-13
Projeção do longa “Calles de la Memoria”, da diretora Carmen Guarini, no ANTOFADOCS 2014.

Produzido pelo Centro Artístico e Cultural Retornable e apresentado pela Minera Escondida, ANTOFADOCS2015 pretende se transformar em uma instância de encontro para a criação cinematográfica, difundindo e potencializando o cinema documental como uma ferramenta de transformação social e cultural. “Neste ano continuamos trabalhando com crianças e jovens além de manter uma janela para o cinema chileno de ficção”, afirmou a diretora do festival, Francisca Fonseca, ressaltando que o evento é também uma oportunidade para promoção do turismo e da atividade artística da região.

Em três anos o ANTOFADOCS exibiu mais de 180 filmes, entre mostras competitivas, mostras paralelas, retrospectivas e em suas extensões, que incluem os municípios de María Elena, Mejillones, San Pedro de Atacama e neste ano vai agregar a cidade de Calama. Foi assim que nessas três edições o festival conseguiu movimentar mais de 7 mil pessoas de toda a região, dedicando-se a estimular a participação das crianças, adolescentes e adultos.

Para mais informações acesse a página www.antofadocs.cl

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
ANTOFADOCS abre inscrições e anuncia o Brasil como país convidado, 5.0 out of 5 based on 1 rating
No votes yet.
Please wait...

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.