Convocatória para filmes com temática indígena seguem abertas até 25 de maio no Chile

postado em 08/05/2017


O 11ª Festival de Filme Indígena + Vídeo tem como objetivo principal promover o valor das culturas indígenas e o respeito para com elas; promover o acesso ao uso de meios audiovisuais e contribuir para a disseminação das realidades vividas pelos povos indígenas da América e do mundo.

Convocatória e regulamento

O convite está aberto para realizadores indígenas e não-indígenas do mundo cujo audiovisuais tenham como tema os povos originários do mundo, com ênfase nos povos indígenas das Américas.

Terão prioridade os filmes que exponham na sua produção o ponto de vista das comunidades e resgatem as línguas nativas.

A produções podem ser direcionadas ao público em geral ou para crianças e famílias e podem girar em torno de temas referentes a aspectos culturais, religiosos, artísticos, de organização comunitária, social econômica ou política dos povos indígenas, sem que a temática seja um requisito excludente para participar do festival, mas que o seu valor seja um bom componente cinematográfico.

Na Mostra, poderão participar filmes de todos os gêneros (documentários, ficção, animação, experimentais) nas 3 seguintes categorias:

1- Filmes que representam as culturas dos povos indígenas do mundo;
2- Filmes que representam ou mostre um dos 9 povos originários do território chileno;
3- Filmes ou vídeos feitos para crianças e suas famílias.

Os requisitos para inscrição dos filmes com temáticas indígenas:

1- Filmes a partir de 2014 até esta data;
2- Que não foram expostos nesta Mostra em anos anteriores;
3- Que tenham legenda em espanhol, se forem falados em outra língua.

Inscrição

As datas para inscrição terminam em 25 de maio de 2017. Trabalhos recebidos depois não serão considerados.
O registro pode ser online através das plataformas Festhome e Click For Festivals ou através dos correios.

Os filmes podem ser enviados no formato Blu-ray (preferencialmente), DVD ou qualquer outro suporte visual através dos correios. O formulário de inscrição para os correios, deve ser solicitado pelo e-mail muestraindigena@gmail.com. Todos os filmes devem ser enviados a:

Sr. Claudio Mercado
Director del área audiovisual
Museo Chileno de Arte Precolombino
Calle Bandera 361, Santiago, Chile
Código Postal 8320298

Os custos do envio para participar da seleção são por conta dos participantes. Não serão aceitos envios para pagar ou que precisem de pagamento de impostos.

Para as obras enviadas de fora do Chile é importante declarar o seguinte texto: “sem valor cultura, somente para finalidades culturais” (sin valor comercial solo para fines culturales).

Todos os filmes selecionados pela comissão de especialistas e que sejam enviados pelos correios devem estar na mão da organização do festival até 25 de maio.

Um comitê de especialistas vai selecionar as obras a serem expostas em vários teatros do Chile e no Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, além da exibição em outros municípios da Região Metropolitana de Santiago e em regiões do Chile durante a segunda metade de 2017.

A organização desse evento promete exibir o material audiovisual em pelo menos 3 outras salas em todo o país, dos filmes selecionados.

Os diretores ou produtores de todos os trabalhos selecionados serão contatados por e-mail ou mais tardar até 10 de junho de 2017 e serão indicados os próximos passos para mostrar o seu trabalho.

Importante:
1- Exibição: a cópia de exibição somente pode ser enviada (online através do link de download) em formato de vídeo MOV HD de alta qualidade e baixa compressão codec H.264 ou no formato Blu-ray.
2- Idioma: a cópia de exibição, em caso de não ser falada em espanhol, deve conter legendas em espanhol. (Não cumprir esse requisito supõe a eliminação automática da seleção).

Exibição Online

Haverá a opção de difundir (após a exibição nas salas) os filmes selecionados no canal Youtube/Vimeo do Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, para isso vamos enviar um documento para que cada diretor autorize a exibição online.

Mais informações no e-mail: muestraindigena@gmail.com

Fonte: Cine+Video Indigena

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Convocatória para filmes com temática indígena seguem abertas até 25 de maio no Chile , 5.0 out of 5 based on 1 rating
No votes yet.
Please wait...

Tags: chile, cine, cine chileno, convocatoria, documental, documentário, festivais, festival, ficção, indígena, povos originários, pueblos originarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.