CurtaDoc amplia suas ações para a Educação

postado em 30/08/2017


Projeto referência em documentários na América Latina leva o audiovisual para a salas de aula

O CurtaDoc é um projeto transmídia dedicado ao documentário latino-americano. Nasceu em 2009, como um programa para o SescTV no Brasil e, desde 2011, também é um acervo de documentários online e gratuito com mais de 1350 filmes. Os principais objetivos são mapear a produção de filmes de não-ficção, fortalecer a rede de realizadores latino-americanos, contribuir para a democratização do acesso ao audiovisual, servir como fonte de pesquisa e difundir o cinema como patrimônio imaterial.

Ao longo dos anos, o CurtaDoc ampliou seu foco para a Educação, aproximando o Cinema Documental da sala de aula, através de oficinas, mostras e do EducaDoc, coleção em DVDs com 20 curtas-metragens que será distribuída para as escolas. Ações como estas promovem a difusão, a distribuição e o incentivo da utilização do documentário como ferramenta pedagógica. Aos poucos a equipe do CurtaDoc se aproxima de educadores e forma uma rede de contatos e possibilidades.

Na televisão brasileira, o programa CurtaDoc representa um lugar diferenciado para fomentar a cultura deste gênero com exibição e discussão dos filmes. Em oito anos, foram três temporadas produzidas para o SescTV com 141 episódios, mais de 500 pessoas entrevistadas e 450 documentários brasileiros e latino-americanos licenciados e exibidos.

O CurtaDoc é realizado pela Contraponto, produtora de conteúdo com sede em Florianópolis, que também desenvolve audiovisuais e publicações editoriais com foco em arte, cultura, educação e meio ambiente.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)
CurtaDoc amplia suas ações para a Educação, 5.0 out of 5 based on 3 ratings

Tags: curtadoc, documental, documentário, educação, educadoc, sala de aula

  1. Fernanda Cavalcanti de Mello disse:

    OLá gostaria de saber como ter acesso ´ao acervo curtadoc para atividades na escola onde atuo; abraços

    • FerPessoa disse:

      Olá, Fernanda. O acervo do CurtaDoc é online e gratuito. É só você procurar na página inicial pelo tema que você quer e escolher o filmes a ser trabalhado. No caso do EducaDoc, ainda vamos lançar a coletânea em DVD. Logo menos estaremos divulgando nas nossas redes como educadores e escolas podem ter acesso. Fique de olho nas nossas redes sociais e obrigada pelo contato.

  2. Débora disse:

    O projeto contemplará quais escolas? Grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*