CurtaDoc seleciona documentários

postado em 12/05/2016


Estão abertas inscrições para compor a coleção EducaDoc, distribuída em DVD para escolas

Documentários brasileiros de curta-metragem (até 26 minutos) podem participar da primeira coleção do CurtaDoc [ direcionada à Educação ]. As inscrições vão até 30 de junho e devem ser realizadas diretamente no site www.curtadoc.tv, no menu “inscrições”. A coleção receberá o título de EducaDoc e terá uma tiragem inicial de mil cópias, com o Caderno do Professor e dois DVDs cada uma. Serão 180 minutos de material fílmico, com vários curtas documentários que seguirão quatro linhas temáticas: Direitos Humanos, Artes e Literatura, Política & Memória e Diversidade Brasileira (identidade, meio ambiente e cultura popular).

Para a realização da coleção, a Contraponto, produtora responsável pelo projeto, buscou a parceria do NICA – Núcleo de Estudos da Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pelas professoras Gilka Girardello e Monica Fantin. Uma equipe formada por educadores e realizadores audiovisuais fará a seleção para a aquisição dos filmes, conta a coordenadora da curadoria, Lícia Brancher, também produtora executiva da Contraponto. “O EducaDoc está em consonância com a Lei Nº 13.006/2014, que estabelece as diretrizes sobre a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de filmes nacionais como componente curricular complementar integrado às propostas pedagógicas da escola”.

Criado em 2009, o CurtaDoc é um espaço dedicado ao documentário brasileiro e latino-americano. O projeto começou como uma série produzida para o SescTV em 2009, está na terceira temporada e já exibiu 450 curtas. Desde 2011 é também um acervo online, hoje o maior arquivo de documentários latino-americanos na internet – www.curtadoc.tv. “Queremos potencializar o CurtaDoc como um meio de difusão, distribuição e também de estímulo do documentário como ferramenta para auxiliar na formação audiovisual de educadores. Em paralelo também estamos realizando oficinas para professores junto com uma equipe transdisciplinar”, diz Kátia Klock, diretora do CurtaDoc.

A primeira coleção EducaDoc será distribuída gratuitamente para professores, escolas, bibliotecas. Este projeto, realizado com os recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, tem como patrocinadores as empresas Parati e Tigre, a través do Instituto Carlos Roberto Hansen. Mais informações sobre o projeto no endereço curtadoc@contraponto.tv.

O QUÊ: Inscrições de documentários curtas-metragens para a Coleção EducaDoc
QUANDO: até 30 de junho
COMO: online, pelo site www.curtadoc.tv
CONTATO: curtadoc@contraponto.tv
Kátia Klock (48) 9989 4202

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
CurtaDoc seleciona documentários, 5.0 out of 5 based on 2 ratings
No votes yet.
Please wait...

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.