Festival chileno Frontera-Sur abre convocatória internacional para sua primeira edição

postado em 26/06/2017


Financiado pelo Fondo de Fomento Audiovisual – linha de divulgação e implementação da convocatória 2017 – o Festival Frontera-Sur vai ocorrer entre 21 e 25 de novembro em Concepción e, também, uma extensão acontece em janeiro nas cidades de Los Ángeles e Chillán (Chile).

O primeiro festival de cinema de não-ficção da região de Biobío (Chile) acontece em novembro, na cidade de Concepción. O Frontera-Sur é uma instância não competitiva e internacional.

Frontera-Sur vai exibir obras cinematográficas chilenas, latino-americanas e de outras partes do mundo vinculadas ao conceito de não-ficção. Esta categoria inclui documentários ou obras instaladas em um território menos definido, entre a ficção e o documentário, entre o narrativo e o experimental, explorando novas formas estéticas e narrativas que não cabem dentro do circuito comercial.

O nome do Festival se refere a fronteira estabelecida no rio Biobío entre os espanhóis e os mapuches durante o período da conquista do Chile, sendo assim este Festival recupera a ideia de espaço intermediário, difuso e heterogêneo, local de disputa e de diálogo, relacionado com a geografia, história e identidade da cidade de Concepción e da região de Biobío, para refletir sobre as formas de representação do cinema contemporâneo.

A convocatória internacional ficará aberta de 6 de junho até 6 de agosto e seu regulamento estará disponível na página do Festival.

A equipe de programação que vai liderar o processo de seleção é composta por Cristian Saldía, cineasta, produtor e diretor do Frontera-Sur ; Carolina Rivas, diretora e produtora de Concepción; Rodrigo Jara, diretor de Valdivia; e Robinson Díaz, diretor do Peru.

O objetivo desta nova iniciativa vinculada à produção audiovisual é desenvolver um espaço alternativo de difusão, diálogo e discussão sobre as obras que estabelecem tendências no cenário global de cinema e que não chegam à região de Biobío.

A programação de Frontera-Sur inclui três seções oficiais: Internacional, Latino-americana e Nacional; além de três paralelas: Foco Diretores Destacados, Foco País Convidado e Foco Cinema Experimental, incluindo também uma série de atividades de formação como seminários, oficinas, palestras e mesas redondas sob o comando de notáveis convidados nacionais e estrangeiros (em breve serão liberadas as informações sobre as sedes e atividades).

Serão cerca de sessenta exibições que englobam também as cidades de Los Ángeles e Chillán em janeiro de 2018.

Fonte: FRONTERA SUR

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Festival chileno Frontera-Sur abre convocatória internacional para sua primeira edição, 5.0 out of 5 based on 1 rating
No votes yet.
Please wait...

Tags: chile, cine, convocatoria, documental, documentário, festival, não-ficção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.