Fronteira, festival voltado para documentários e filmes experimentais, abre convocatória 2018

postado em 26/10/2017


A Barroca Filmes anuncia a realização da quarta edição do evento que transforma Goiânia na capital mundial do cinema. Na próxima quinta-feira (26),o festival abre as inscrições para os trabalhos de cineastas de todas as partes do mundo, que queiram submeter suas obras mais recentes às mostras competitivas do Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental.

O principal objetivo do Fronteira é difundir a produção audiovisual que desafia os limites de gêneros, propondo novos modos de percepção e apreensão do mundo, entendendo o cinema como prática política e artística. O festival também busca a exibição de uma produção cinematográfica contemporânea que não está nos catálogos das grandes salas de exibição, mas que representa a diversidade e a riqueza do mundo audiovisual e apontam para um vislumbre do futuro do cinema enquanto arte viva, mutante e pulsante.

Para as mostras competitivas serão aceitos filmes de todo mundo, de todas as metragens e que tenham sido realizados a partir de janeiro de 2017. Cada realizador pode inscrever quantos filmes desejar, além de serem aceitas inscrições de filmes work-in-progress (que estejam em fase de montagem ou finalização). As inscrições são gratuitas. Os filmes inscritos também podem integrar mostras de caráter não competitivo.

Cinema do mundo

Uma importante característica do Fronteira tem sido a de trazer ao público brasileiro, premières mundiais, latinas e brasileiras, além do convívio com destacados cineastas e personalidades da vanguarda e do experimentalismo audiovisual, a exemplo de convidados como Abigail Child(EUA), Sylvain George(FRA), Andrea Tonacci (BRA), Vincent Carelli(BRA) e Boris Lehman(BEL), presentes nas últimas edições. Em 2017 foram exibidos 66 filmes, entre curtas e longas-metragens, distribuídos em 30 sessões. Os filmes programados para as mostras competitivas vieram de 21 países, entre EUA, Japão, Reino Unido, Colômbia, Bolívia, Líbano, Qatar, Camboja, Bulgária, Filipinas, entre outros.

Novidade para os goianos

Em 2018 além das mostras competitivas de curta e longa metragem, a comissão de seleção do IV Fronteira também fará a escolha dos filmes que irão compor a já tradicional Cadmo e o Dragão – mostra fixa dedicada a filmes desobedientes produzidos em Goiás. Os realizadores goianos podem inscrever seus trabalhos no site do evento, no período de 26 de outubro de 2017 a 04 de janeiro de 2018. Esta mostra não tem caráter competitivo.

Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental vai acontecer entre 12 e 21 de abril de 2018.

REGULAMENTO | FICHA DE INSCRIÇÃO

FONTE: FRONTEIRA FESTIVAL

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Fronteira, festival voltado para documentários e filmes experimentais, abre convocatória 2018 , 5.0 out of 5 based on 1 rating

Tags: cine experimental, cinema experimental, convocatoria, documental, documentário, festival, inscrições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*