Novo festival vai premiar o audiovisual catarinense

postado em 09/04/2013


O audiovisual produzido em Santa Catarina ou por catarinenses vai ter agora um festival competitivo exclusivo e com uma premiação de R$ 20 mil em dinheiro. O 1º FAÇA – Festival do Audiovisual Catarinense é direcionado para curta-metragistas e ao grande público, que poderá conhecer ou rever o melhor da produção de cinema realizada por catarinenses. A Mostra vai ocorrer em abril nas cidades de Lages (de 12 a 14), Blumenau (de 19 a 21) e Florianópolis (de 25 a 28).

As inscrições estão abertas até o dia 3 de fevereiro e podem ser feitas em www.faca.art.br, onde o regulamento está publicado. Podem participar filmes com até 25 minutos de duração realizados em qualquer ano, em formato digital ou película. Serão contempladas quatro categorias, cada uma delas com um prêmio de R$ 5.000,00 para Melhor Ficção, Melhor Animação, e Melhor Documentário, eleitos pelo Júri Oficial, e Melhor Curta segundo o Júri Popular. A relação dos selecionados será divulgada no dia 2 de março.

 

A primeira edição do FAÇA destaca-se por aceitar inscrição de produções finalizadas em qualquer ano e de não exigir ineditismo da obra. Desta forma, o Festival traz ao espectador uma seleção significativa da produção de cinema e vídeo realizada por catarinenses, possibilita a difusão das obras, promove o intercâmbio entre realizadores e o público, divulga novos talentos e destaca profissionais experientes na área do audiovisual do estado, além de valorizar os realizadores através das premiações em dinheiro.

 

Para selecionar os filmes inscritos, será formada uma curadoria integrada por três profissionais de Santa Catarina com reconhecida experiência em cinema e vídeo. Para o Júri Oficial, serão convidados três realizadores de outros estados brasileiros para seleção dos vencedores nas categorias Melhor Ficção, Melhor Animação, e Melhor Documentário. Para eleição do Melhor Curta pelo Júri Popular serão somados os votos do público de Lages, Blumenau e Florianópolis.

 

A realização do FAÇA é da Exato Segundo Produções Artísticas em parceria com a Alquimídia.org. O evento tem ainda o Apoio Institucional da Cinemateca Catarinense e do FUNCINE – Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, apoio da Vantuta Impressões e da Hemisfério Criativo, responsável pela criação da identidade visual. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado (SOL) e FUNCULTURAL patrocinador do 1º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense.

 

CONTATOS

Guto Lima

Coordenador do FAÇA

contato@faca.art.br

 

Fifo Lima

Assessor de Imprensa

imprensa@faca.art.br

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
No votes yet.
Please wait...

Tags: festival, santa catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.