“Santiago Álvarez in Memoriam” prepara sua próxima edição

postado em 13/11/2014


O Festival, que se realiza em anos alternados, recebe inscrições até o dia 30 de novembro para a edição que acontecerá em março de 2015

O Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC), o Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT) e o Conselho Estadual de Cinema de Santiago de Cuba convidam os documentaristas de todo o mundo para a XIV edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS “SANTIAGO ALVAREZ IN MEMORIAM”, que se realizará em Santiago de Cuba, de 6 a 11 de março de 2015, tendo o MÉXICO como país convidado.

Dedicado à memória de Santiago Álvarez, um dos maiores realizadores de cinema documentário, referência em criatividade artística e exemplo de compromisso com as causas mais justas, o Festival apoia a promoção de obras envolvidas com os grandes temas do mundo contemporâneo e com a reflexão sobre o papel do cinema documentário em nosso tempo.

Num contexto em que o poder midiático busca estabelecer uma cultura globalizada e um pensamento único, o cinema documentário, ao mesmo tempo que se consolida como gênero artístico, reforça sua capacidade de resistência frente à manipulação e de resgate das múltiplas realidades silenciadas ou mascaradas pelos grande meios.

COMPETITIVA OFICIAL

Poderão competir realizadores de qualquer país, com obras filmadas em 35mm, 16 mm ou em suporte digital, realizadas após 2011. As cópias em película serão admitidas em DVD, e toda cópia em DVD deve estar em sistema NTSC ou PAL – formato DVCAM apenas em NTSC, e não serão aceitas cópias em BETACAM. Todos os filmes devem conter legenda em espanhol.

Também podem ser inscritos projetos de documentários, com as informações de sinopse e descrição detalhada do tratamento a ser dado.

O júri oficial, formado por personalidades do cinema e da cultura em geral, concederá o Grande Prêmio “Santiago Álvarez”, além de um Primeiro Prêmio, um Segundo Prêmio e um Terceiro Prêmio, assim como prêmios para as categorias de direção, roteiro, edição, fotografia e som. Aos novos realizadores, o júri outorgará o Prêmio Melhor Ópera Prima, e um Prêmio Especial à melhor obra realizada coletivamente por cineastas com menos de 35 anos.

A Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños também concederá um Prêmio Especial na forma de uma bolsa de estudos para a Oficina Internacional de Documentários.

A Oficina “Santiago Álvarez”, do ICAIC, e a Fundação Amazônia Filmes entregarão o Grande Prêmio Santiago Álvarez.

Outras instituições culturais selecionarão premiados sob responsabilidade de jurados próprios.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Também será premiado o melhor trabalho fotográfico no sentido estético e ético. O tema proposto é “pelas crianças e pela paz”.

MOSTRAS PARALELAS

Várias mostras paralelas serão exibidas em cinemas e salas de vídeo de Santiago de Cuba, na Universidade do Oriente e em outros centros de estudo, para enriquecer o conhecimento sobre o cinema documentário e estimular o debate entre os participantes e o público.

SEMINÁRIO TEÓRICO

Conferências e seminários teóricos proferidos por figuras mundialmente importantes fazem deste festival um dos mais requisitados em nosso tempo. Nesta edição, os debates em pauta serão: jornalismo cinematográfico; o cinema documentário e nossas histórias; a importância da tomada 1 na obra de Santiago Álvarez.

INSCRIÇÃO E ENVIO DE OBRAS

O prazo para inscrição e envio de obras encerra em 30 de novembro de 2014. Os selecionados serão divulgados até o dia 31 de janeiro de 2015.

A inscrição das obras é gratuita. No entanto, a participação dos cineastas com ou sem obra em exibição tem um custo de 30.00 MN para cidadãos cubanos e 30.00 CUC para estrangeiros. Para estudantes, as taxas são de 20.00 MN para nacionais e 30.00 CUC para estrangeiros. A credencial permite o acesso a todas as salas de projeção do Festival, aos debates do Seminário Teórico e a outros encontros organizados durante o evento.

Os formulários de inscrição de obras e de projetos de documentários estão disponíveis no site oficial do Festival.

Para informações adicionais:

Oficina Festival Internacional de Documentales “Santiago Álvarez In Memoriam”

Telef: (53 7) 830 1548

Email: festivalsantiagoalvarez@icaic.cu

Presidente: Sra. Lázara Herrera

Coordenadora Geral: Sra. Teresita Herrera

Endereço para envio de formulários de inscrição preenchidos e mídias:

Oficina “Santiago Álvarez” Edificio ICAIC

Calle 23, No. 1155, entre 10 y 12

Vedado, La Habana 10400, Cuba

Se recomenda utilizar os serviços DHL e TNT.

Fonte: santiagoalvarez.org

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
"Santiago Álvarez in Memoriam" prepara sua próxima edição, 5.0 out of 5 based on 1 rating
No votes yet.
Please wait...

Tags: cine cubano, cinema cubano, Cuba, Santiago Álvarez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.