4470visualizações
visualizações

4471

KinOpoÉTicaS – Torpellino

Neste curta de KinOpoÉTicaS o documentarista colombiano Luis Ospina reflete sobre as mudanças estéticas vividas em seu país nos últimos 30 anos, segundo ele influenciados pelo que seria uma Narco-Estética, importada de Miami e Las Vegas. Fala também sobre temas de ética na filmagens de documentários e da mercantilização da miséria nos meios de comunicação atuais.

Tema: ARTES

Tags: artista, bogotá, cine_colombiano, colombia, estetica, luis_ospina, marimba, ospina

Programa Relacionado: Cinema e Identidade

FICHA TÉCNICA

País: Colômbia / Brasil

Duração: 10'19"

Diretor: Pedro Dantas

Produtor: Carolina Valdés

Ano: 2010

Formato: HD

Montagem: Pedro Dantas

Som Direto: Carolina Valdés / finalização: Marcelo Tupi

Fotografia: Pedro Dantas

Trilha: Grupo La Revuelta

Filmografia do Diretor:
PEDRO DANTAS recibió como director y guionista de filmes de No-Ficción – KinOpoÉTicaS – Katari Kamina (2011), KinOpoÉTicaS – Torpellino (2010), La Moneda (2009), Ermelino É Luz (2009), Lamento Paulista (2008), KollaSuyo - A Guerra do Gás (2006), la serie de 3 cortometrajes ¿Onde Está América Latina? (2005), y Argentina Acorralada (2003) - un total de 15 premios en importantes festivales de cine de Brasil, tales como Gramado Cine Vídeo, Jornada Internacional de Cinema da Bahía, Festival de Cinema de Curitiba y FAM (Florianópolis Audiovisual do MERCOSUL). Es también Coordinador General y Curador del SP Leste en Movimento – Festival de Cinema da Zona Leste de São Paulo. Como periodista publicó artículos en revistas como História Viva (Editora Duetto) y Geografía – Conhecimento Prático (Editora escala). Es alumno del Post-Grado Magíster en Cine Documental en la Universidad de Chile, con coordinación de Ignacio Agüero. Es graduado en Comunicación Social, periodismo, en la PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - (2003). Fue beneficiado con bolsa de estudio en el III Seminario de Guión y Producción Creativa de Audiovisual de No-Ficción de Ibermedia / Uniacc, en Santiago de Chile (2008).


Comentário do Diretor: “Criar não é deformar nem inventar pessoas e coisas. É estabelecer novos vínculos entre pessoas e coisas que já existem e tal como existem” (Bresson)

KinOpoÉTicaS é um filme cuja narrativa se constrói a partir da conexão entre diferentes formas de expressões artísticas que relevam a cultura e a história de determinado país, povo ou região. Ou seja, um filme através da arte e não sobre a arte. Seu conteúdo trafega entre a objetividade textual expressa através do depoimento de seus personagens e a subjetividade artística existente na música, na pintura, no cinema, na arquitetura, nas expressões corporais humanas e nas paisagens naturais dos países visitados.

Torpelli é um dos 5 curtas que compõem a obra completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Este curta ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

CURTAS RELACIONADOS

DIGA 33

Uma cidade, uma pedreira, pó espalhado pelo ar. Diga 33, tosse, tosse, tosse... o pulmão completamente poluído pela...

Episodios sinfônicos

Um documentário sobre a vida, a morte e o aspecto recorrente de tudo, e algumas das atividades em que o homem...

Marcelo

Por meio da mistura de sons e silêncio, você conhecerá o universo sonoro de Marcelo – uma criança em fase...

Floreados do Repique

Uma viagem sonora pelo Rio de Janeiro durante o Carnaval em uma mistura de samba e...

Você tem identidade?

Dois jovens de locais urbanos historicamente opostos falam da construção de suas identidades. Em meio às falas vemos que eles...

Kotkuphi

A colheita, o preparo do alimento, o canto, e demais atividades envolvidas na realização de um yãmîyxop, o ritual, em...