Inventorias
"No momento em que estou fazendo um instrumento eu me deixo levar pelo que a madeira me inspira. E se a gente for pensar, era por aqui que subia toda a seiva pro fruto, que alimentou tanto passarinho, tanta gente. E depois, como diz uma música do Levi Ramiro, parte dela foi pro fogão... E parte dela virou viola." Depoimento de João Lejambre, fazedor de instrumentos, poeta, violeiro e multi artista presente no documentário Inventorias.
"Se a gente começa com o DNA da madeira, tem muito pouca diferença entre o DNA da madeira e nós mesmos. Muito pouca diferença. E o fato de você poder estar trabalhando uma madeira de uma maneira racional, para cobrir os fins a que você intenciona, que são muito sutis, muito suaves, quase que impalpáveis, aí você usa uma capacidade que foi dada pelo chefinho, de criar. Por que no início ele criou muito, mas você cria junto". Depoimento de Eugenio Follman, físico, luthier e colecionador de madeiras, presente no documentário Inventorias.
*******
Inventorias: poesias e profecias na construção de instrumentos. As visões de mundo de quatro luthiers autônomos de Limeira e Mairiporã, que refletem sobre o universo da construção artesanal de instrumentos musicais de madeira.
Documentário resultante dos processos gerados nas Oficinas de Documentário, Viola e Canção realizadas pelo projeto Intergerações Viola Paulista em Atibaia e Limeira entre julho e agosto de 2016.
Saiba mais em http://www.camaraclara.org.br/violapaulista
Tema: ARTES
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 39'03"
Diretor: Daniel Choma
Produtor: Tati Costa e Sara Melo
Ano: 2017
Formato: HD
Trilha: Domingos de Salvi
Deixe um comentário
CURTAS RELACIONADOS

Venda
Documentário produzido a partir do registro da ação da Uai Q Dança Cia. Durante o ano de 2009, o grupo...

Livraria Ornabi
A maior livraria de usados do Brasil entre os anos 1960 e 1980 fechará suas portas. O proprietário do sebo,...

A Dream of Samba
Na ilha de Taiwan, um homem vê no carnaval uma forma de mudar a mentalidade de seu país. Quando o...

O Boi do Mamulengo
Numa Feira de artesanato, um fantoche de teatro mambembe conta a história do Bumba-Meu-Boi do estado do Maranhão.

Mestres do Lápis, os quadrinhos no Chile
Registra uma arte que no Chile não recebe a devida importância em nível educacional, social e cultural, e...

Alma Sonora
"A construção do instrumento é matemática. Um milímetro que você desvie o trasto na colocação da escala no...
Que coisa linda…
Artesãos & Filósofos…
Maravilha de documentário.
???????????????
Esse documentário me fez rir, chorar, cheirar, sentir… tudim! fez minha manhã de domingo cheia de emoção!
gostaria de ter contato com João Lejambre como fazer?