Alma Sonora
"A construção do instrumento é matemática. Um milímetro que você desvie o trasto na colocação da escala no braço, um milímetro... Você perde nota." Depoimento de Mele Florio, coordenadora da Escola de Lutheria de Atibaia, presente no documentário Alma sonora.
"Primeiro, tem que ter aquilo que está dentro da gente, que é a música caipira." Depoimento de Claudionir Ortiz, aluno da Escola de Lutheria de Atibaia, presente no documentário Alma sonora.
"A viola é um instrumento que tem uma particularidade... Em cada lugar que ela aparece você encontra uma nova viola, uma nova vertente. É um instrumento riquíssimo, que a gente tem que conseguir fazer alçar vôo." Depoimento de Hugo Rodrigues, luthier instrutor da Escola de Lutheria de Atibaia, presente no documentário Alma sonora.
*******
O curta Alma sonora registra personagens e bastidores da Escola de Lutheria de Atibaia, abordando as minúcias na construção de violas, da escolha da madeira aos detalhes de acabamento.
Curta resultante dos processos gerados nas Oficinas de Documentário, Viola e Canção realizadas pelo projeto Intergerações Viola Paulista em Atibaia e Limeira entre julho e agosto de 2016.
Saiba mais em http://www.camaraclara.org.br/violapaulista
Tema: ARTES
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 23'53"
Diretor: Daniel Choma
Produtor: Tati Costa e Sara Melo
Ano: 2017
Formato: HD
Trilha: Domingos de Salvi
Deixe um comentário
CURTAS RELACIONADOS
Costureiras
Quatro brasileiras costuram suas memórias, tecendo suas narrativas de vida e...
Naquele tempo
Do tempo da conversa sem pressa. Conversa em verso e prosa. Das narrativas sobre bruxas, feiticeiras e lobisomens que habitavam os dias...
Mina da Liberdade
Mina da Liberdade propõe uma imersão no universo cotidiano do Ilê Axé Ogum e Sogbô durante 3 dias de comemoração do...
Gaúchos Canarinhos
Um homem que criou um país. O documentário “Gaúchos Canarinhos” conta a história de um criador e de sua maior...
O Ultimo Round
...
Ayahuasca – O Outro Lado da Fé
O filme mostra uma nova face da religiosidade que surge diante da bebida de origem indígena ayahuasca, também conhecida como...
Encantador!