Chaves do Teatro
Documentário didático de Roman Bruni sobre teatro infantil, roteiro adaptado a partir do livro 'Aventuras do teatro', de Maria Clara Machado. O documentário apresenta as técnicas da autora e mestre de teatro infantil, na sua escola Tablado Rio de Janeiro Brasil em 1990. Além de registrar o processo de montagem da peça 'O Cavalinho Azul' o programa inclui entrevistas com atores, técnicos e um grupo de alunos que visita a escola para aprender com a mestre como se desenvolve um espetáculo teatral infantil.
Tema: ARTES
Tags: escola Tablado, Maria Clara Machado, O Cavalinho Azul, teatro, teatro infantil
Continuação: Parte 1 - Parte 2
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 30'09"
Diretor: Roman Bruni
Produtor: Roman Bruni
Ano: 1990
Formato: Outros
Montagem: Roman Bruni
Fotografia: varios
Comentário do Diretor: O documentário teve ampla divulgação e distribuição, com apoio da Editora José Olympio e Crianças Criativas, distribuidora durante a década de 1990, em escolas do interior do país - fato raro na época. Hoje, extravasa sua primária função didática voltada a crianças ao servir de registro do processo de Maria Clara Machado e das técnicas de formação de atores da sua escola Tablado, durante a extraordinária montagem da peça 'Cavalinho Azul' com Luis Carlos Tourinho, e entrevistas raras com Kalma Murtinho figurinos e Anna Letycia cenografia e Cacá Mourthé. O grupo de atores/alunos que visitam o tablado e fazem perguntas a Maria Clara Machado inclui o poeta Cairo Trindade, que sendo estudioso da técnica de Stanislawski para o ator - que Maria Clara Machado trouxe de forma pioneira para o Brasil e América Latina - foi vital para completar o roteiro do documentário. Chaves do Teatro é um documentário que se quer didático, apresentando apenas momentos criativos, aplicação de ideias e técnicas, processos, mostrando através das formas de contato no ambiente teatral no Tablado um vislumbre da escola, da professora e mestre, assim como sua visão da narrativa para crianças. No mundo em que vivemos hoje, com a facilidade digital para a criação de imagens, tanto 'Cavalinho Azul' quanto os exercícios do ator que Clara utiliza no Tablado nos falam do porquê fazer narrativas visualmente ricas, o que numa época de excessos visuais inflados e conteúdo de informação diluído por uma verborragia ininterrupta é uma boa lembrança do que a tradição pode vir a ter para quem souber ler por detrás da simplicidade, pelos intervalos de movimento, nas trocas de luz, na dinâmica da emoção feliz de reencontrar outra vez - e sem nenhum aviso prévio - o cavalinho azul que todos buscamos.
-
Este curta ainda não foi comentado. Seja o primeiro!
CURTAS RELACIONADOS
Oficina Perdiz
SCRN 708/9. Entre os Blocos C e D. Área pública. Brasília-DF. Perdiz e a Oficina. Entre peças mecânicas e...
Mini Cine Tupy
José Zagati, catador de papelão de Sítio das Madres, assentamento na periferia de São Paulo, montou uma pequena sala de...
DRAG LIKE A GIRL
Mini documentário feito por estudantes do primeiro ano de Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero. O intuito desse projeto...
Heliorama
Uma curiosa montagem que reúne cinejornais, trailers, clipes e outros fragmentos inéditos e visionários (de som e imagem) do saudoso...
Olho no Olho
Crítica de conceituados cineastas ao boicote da lei de 1976 que regulamentou a exibição de curtas-metragens nas salas comerciais de...
O Aleijadinho
Um inventário da vida e da obra de Antônio Francisco Lisboa, o artista mais expressivo do Brasil colônia. Nascido em...
Deixe um comentário