2196 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (2 votes cast)

Circular Periférico

Um olhar atento para a produção cultural e iniciativas de sociabilização na periferia de São Paulo, onde grupos de artistas e escritores promovem saraus e encontros para divulgar seu trabalho. Na falta de lugares convecionais, eles adotam os bares e a própria rua como centros culturais, oferecendo alternativas e indicando uma nova vertente de vanguarda criativa na cena cultural brasileira.

Tema: ARTES

Tags: alessandro_buzo, brasilândia, cultura_de_periferia, periferia, são_paulo, sarau_da_brasa, vila_brasilândia

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 24'

Diretor: Sergio Gagliardi e Mauricio Falcão

Produtor: Toni Nogueira e Alessandro Buzo

Ano: 2010

Montagem: Sergio Gagliardi e Tiago Pastoreli

Som Direto: Guilherme Shinji

Fotografia: Toni Nogueira, Mauricio Falcao, Tiago Pastoreli e Gabriel Gravina

Filmografia do Diretor:
2010 Roteiro e Direção do documentário Belém, Imigrantes operários selecionado em edital da Prefeitura Municipal de São Paulo.

2010 Direção e edição do vídeo clipe da música Novo Quilombo, de Osvaldinho da Cuíca.

2010 Roteiro e Direção para três chamadas (1’30” cada) para CDs lançados pelo Selo SESC SP.

2009 Roteiro e Direção do documentário “A Viagem do Bacalhau”, gravado no Brasil e na Noruega (co-produção DGTFilmes / Conselho Norueguês da Pesca).

2009 Roteiro e Direção do filme “Anhangabaú – Sala de visitas de São Paulo”, selecionado em edital da Prefeitura Municipal de São Paulo.

2009 Projeto e roteiro piloto da série de animação “Acontece com todo mundo” selecionada pelo Cartoon Network para apresentação no pitching do 10o Fórum Brasil de TV.

2008 Projeto, roteiro e direção do quadro “Buzão”, sobre cultura de periferia, para o programa “Manos & Minas” da TV Cultura SP, 2008, 2009 e 2010

2007 Roteiro e Direção do documentário (50’) “Povo lindo, povo inteligente!”, lançado no CineSesc SP e premiado no festival Cine Esquema Novo de Porto Alegre.

2005 Roteiro e Direção de dois documentários (7’ cada) em animação para exposição de longa duração no Museu de Zoologia da USP, de São Paulo.

2005 Roteiro e Direção do Vídeo Clipe “Caboclinho Comum” para o rapper Thaíde, indicado ao VMB MTV 2005 na categoria melhor clipe de Rap.

2002 Roteiro e Direção do Vídeo Clipe “Único Medo” para a banda LEST3R, indicado ao VMB MTV 2002 na categoria melhor clipe independente.


Comentário do Diretor: Voltar as lentes pra periferia é quase que obrigatório hoje. Vem daqui as experiências culturais mais inovadoras, livres dos dogmas da academia e das pressões do mercado. Esse é o objetivo e a motivação de "Circular Periférico"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. ZJtZRXnI disse:

    Mighty useful. Make no mtsiake, I appreciate it.

CURTAS RELACIONADOS

Entre o silêncio e a gargalhada

As crianças nos contam a respeito dos espetáculos infantis que viram, nos mostram como a experiência estética também acontece com...

Nas Correntezas de uma História

Um relato do passado, a realidade do presente e a incerteza do futuro. Pessoas falando sobre fatos históricos relacionados...

Litania da Velha

Último passeio de uma senhora mendiga mostra também o abandona da...

Dois Andares

Um filme-entrevista. Entre dois andares, duas maneiras de ver e fazer cinema. O pensamento de dois importantes diretores brasileiros contempôraneos,...

Loas aos Reis do Congo

O Maracatu no Ceará é lento, lembra o banjo, os rostos pintados com um mistura de tinta e vaselina enfeitam...

Ismar

O retrato de uma pessoa anônima, sua trajetória em busca de uma identidade, de uma...