Arte no Espaço
Quando o assunto é a relação que a Bahia tem com a África, Pierre Verger é uma das referências mais representativas. O documentário "Arte no Espaço" prestigia a vida e obra do fotógrafo, utilizando depoimentos daqueles que conviveram com ele ou que seguiram seus ideais. Amigos, membros do Espaço Cultural e da Fundação Pierre Verger, além de estudiosos, como o historiador Cid Teixeira, enriquecem o vídeo relembrando situações, ressaltando a importância de seu trabalho, mostrando como Verger orientou sonhos e despertou o reconhecimento e identificação de pessoas com sua própria cultura. Ponto de destaque no documentário é o Espaço Cultural Pierre Verger, que tem como um dos seus objetivos, a continuação do trabalho de Verger, através de oficinas que têm por temática maior a arte e a educação.
Tema: BIOGRAFIA
Tags: áfrica, bahia, pierre_verger, salvador
Continuação: Parte 1 - Parte 2
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 17'
Diretor: Caroline Fantinel
Produtor: Caroline Fantinel
Ano: 2009
Formato: HD
Montagem: Eugeniusz Kowalski e Igor Souto
Fotografia: Caroline Fantinel
Trilha: Marcos Franco
Filmografia do Diretor:
Este foi meu primeiro filme. Foi minha iniciação no mundo do audiovisual. Foi a porta para eu me apaixonar pela arte do cinema.
No meu Trabalho de Conclusão de Curso, optei por construir um documentário e mergulhei fundo na história do fotógrafo frânces, Pierre Verger, e de fatos relacionados a sua pessoa que reforçaram a identidade cultural da população do bairro Engenho Velho da Federação (periferia de Salvador, onde ele passou grande parte da vida) com sua própria história.
Comentário do Diretor: Este documentário traz a história de uma figura marcante no cenário da Bahia e do mundo - Pierre Verger. Mais do que mostrar fatos relevantes de sua biografia, o vídeo Arte no Espaço, deixa clara a importância do fotógrafo/escritor no meio onde este viveu boa parte da sua vida. Através da sua obra, ele auxilia a comunidade do Engenho Velho da Federação (periferia de Salvador) a reconhecer e a se identificar com sua história, fortalecendo sua própria cultura.
Isso é forte até os dias de hoje, mais de 10 anos depois do falecimento de Verger. O documentário mostra isso através da história do Espaço Cultural Pierre Verger, forte instituição de arte e educação do bairro.
-
Este curta ainda não foi comentado. Seja o primeiro!
CURTAS RELACIONADOS

Preparação para o nego fugido
Música e concentração na preparação para o Nêgo...

Roberto
Um olhar sobre a vida e a obra de Roberto Santos, cineasta fundamental, autor de filmes antológicos como O Grande...

Fuso
O título sugere a busca de um sufixo para difuso e confuso, além de remeter a fuzo, de fuzarca, fuzoê....

O Vermelho de Selarón
Um retrato do pintor Jorge Selarón, que trabalhou mais de 20 anos decorando uma grande escadaria no centro do Rio...

Vera Chaves Barcellos, imagens em migração
Este documentário mostra a trajetória de cinco décadas da artista plástica Vera Chaves...

Visita à aldeia guarani
Um grupo de índios Guarani vive um conflito com o governo do Estado de São Paulo ao se instalar no...
Deixe um comentário