5863 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (1 vote cast)

Arte no Espaço

Quando o assunto é a relação que a Bahia tem com a África, Pierre Verger é uma das referências mais representativas. O documentário "Arte no Espaço" prestigia a vida e obra do fotógrafo, utilizando depoimentos daqueles que conviveram com ele ou que seguiram seus ideais. Amigos, membros do Espaço Cultural e da Fundação Pierre Verger, além de estudiosos, como o historiador Cid Teixeira, enriquecem o vídeo relembrando situações, ressaltando a importância de seu trabalho, mostrando como Verger orientou sonhos e despertou o reconhecimento e identificação de pessoas com sua própria cultura. Ponto de destaque no documentário é o Espaço Cultural Pierre Verger, que tem como um dos seus objetivos, a continuação do trabalho de Verger, através de oficinas que têm por temática maior a arte e a educação.

Tema: BIOGRAFIA

Tags: áfrica, bahia, pierre_verger, salvador

Continuação: Parte 1 - Parte 2

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 17'

Diretor: Caroline Fantinel

Produtor: Caroline Fantinel

Ano: 2009

Formato: HD

Montagem: Eugeniusz Kowalski e Igor Souto

Fotografia: Caroline Fantinel

Trilha: Marcos Franco

Filmografia do Diretor:
Este foi meu primeiro filme. Foi minha iniciação no mundo do audiovisual. Foi a porta para eu me apaixonar pela arte do cinema.
No meu Trabalho de Conclusão de Curso, optei por construir um documentário e mergulhei fundo na história do fotógrafo frânces, Pierre Verger, e de fatos relacionados a sua pessoa que reforçaram a identidade cultural da população do bairro Engenho Velho da Federação (periferia de Salvador, onde ele passou grande parte da vida) com sua própria história.


Comentário do Diretor: Este documentário traz a história de uma figura marcante no cenário da Bahia e do mundo - Pierre Verger. Mais do que mostrar fatos relevantes de sua biografia, o vídeo Arte no Espaço, deixa clara a importância do fotógrafo/escritor no meio onde este viveu boa parte da sua vida. Através da sua obra, ele auxilia a comunidade do Engenho Velho da Federação (periferia de Salvador) a reconhecer e a se identificar com sua história, fortalecendo sua própria cultura.
Isso é forte até os dias de hoje, mais de 10 anos depois do falecimento de Verger. O documentário mostra isso através da história do Espaço Cultural Pierre Verger, forte instituição de arte e educação do bairro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Este curta ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

CURTAS RELACIONADOS

O grande momento

“O grande momento" é uma expedição interna pelos grandes relógios da cidade de Buenos Aires, seguindo os pasos de um...

Água!… fogo serei

Nas telas dos cantos, homens e mulheres de todas as camadas sociais, todas as raças. São umbandistas unidos para celebrar...

Índios – Som da Rua

Em 1991, um grupo de índios caiapós da grande aldeia Gorotire formou uma dissidência e partiu para fundar uma nova...

Lua dos Praiás Kambiwá

Fazendeiro indenizado pela FUNAI deixa terras ancestrais do povo Kambiwá...

SUPERAÇÃO

Desde os treze anos, Renan utilizou diversas drogas até chegar no crack. Passou por momentos turbulentos junto à família, essa...

O que era fraco começou a ser forte

O fortalecimento de uma arte que transforma uma comunidade em um polo de artesanato de renda conservando uma tradição de...