3074 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (1 vote cast)

O Semeador de Livros

Narrado em primeira pessoa, o curta mostra os caminhos percorridos pelo editor José Xavier Cortez (Cortez Editora), que nos anos 1960 deixa a pequena cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, em direção ao Sul maravilha, embalado pelo sonho de vencer na vida. Ele descreve o engajamento em causas político-sociais, como a participação na histórica na "Revolta dos Marinheiros", que levou a sua cassação e expulsão da Marinha do Brasil. A preocupação com os dilemas da sociedade brasileira sempre fizeram parte da sua vida, e pode ser apreciada no citado episódio em que Cortez teve a sua livraria assaltada e ofereceu livros infantis ao chefe do bando. Na ocasião, apenas disse a seguinte frase: "Leva isso pros seus filhos, que assim eles terão uma vida diferente da sua". O sujeito prontamente aceitou e deixou o local com os braços cheios de livros. O filme revela as dificuldades típicas dos humildes migrantes que saem da região Norte-Nordeste e se instalam em São Paulo, na batalha para conseguir o primeiro emprego. Fato que, no caso do Cortez, aconteceu em um estacionamento como lavador de carros e depois manobrista. Descortina, também, o modo generoso como a Pauliceia abre os braços para seus filhos adotivos. As proezas do jovem livreiro, nos anos 1970, quando fazia de tudo para conseguir atender aos pedidos de professores e estudantes interessados em adquirir livros, alguns censurados.

Tema: BIOGRAFIA

Tags: editor, editora_cortez, librero, libros, livreiro

Programa Relacionado: SabedoriaSabiduría

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 22'14"

Diretor: Wagner Bezerra

Produtor: Ana Lira

Ano: 2009

Formato: HD

Montagem: Marcelo Santos e Marcus Cruz

Som Direto: Marcelo Correia e Chrysthiano Nascimento

Fotografia: Marcelo Correia e Chrysthiano Nascimento

Trilha: Ricardo Fiuza

Filmografia do Diretor:
Documentário "O Semeador de Livros" (2009)


Comentário do Diretor: A ideia de “O Semeador de Livros”, que poderia ser apenas uma metáfora para elogiar o editor bem sucedido, é confirmada por meio de histórias que aconteceram ao longo da trajetória do Cortez. Em todas, ele se relaciona com o livro como elemento de transformação e emancipação do homem e da sociedade como um todo.
Por exemplo, a história dos bandidos que invadiram a editora e ele consegue dissuadir o líder. Descobrindo que o chefe tem filhos em idade escolar ele oferece livros para que as crianças se tornem pessoas mais bem sucedidas que o pai. O desfecho é que os marginais saem com uma sacola de livros para seus filhos.
O Cortez nos diz o seguinte: ‘Você escolhe um caminho e vai... ’ É desta forma que ele norteia os caminhos de sua vida. Muito simples num primeiro momento. Mas, o que vemos nesta história, de fato, é que o sucesso, não é feito de imediatismos. Ele é construído ao longo de uma vida inteira, sempre com muita paixão. São as atitudes diárias de coerência, de determinação e de trabalho, acertos e erros, que constroem o verdadeiro e saudável sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Aloma Daiany disse:

    Este filme é extraordinário !!!! Ele representa uma bela lição de vida, de fé, de esperança, de força e de superação…
    O Sr. Cortez é a pessoa mais maravilhosa deste universo… Quem tem a honra de conhecê-lo, se encanta com a sua humildade e alegria…
    O diretor Wagner Bezerra é outra pessoa encantadora, pois além de muito sábia é um dos grandes filósofos da atualidade…
    Enfim recomendo o filme por seu teor de valorização da vida e da esperança; constante incentivo à leitura e força de vontade para enfrentar as coisas da vida …
    Professores e alunos de todas as discipĺinas e de todas as modalidades de ensino devem conhecer esta maravilhosa e encantadora história de um menino que semeava sementes no interior do Rio Grande do Norte e que agora mergulhou num mar de livros, semeando atualmente não só livros , mas também sonhos e perspectivas de vida melhor através da leitura e do conhecimento…
    O documentário “O semeador de livros” é um incentivador de progresso intelectual através da leitura e da fé que temos em nossa própria força…
    Se deliciem e se apaixonem por esta história encantadora e promotora de grandes reflexões…….

CURTAS RELACIONADOS

Santa Helena em Os Phantasmas da Botija

O cordelista, a cidade de Santa Helena e seus phantasmas contam uma história sobre a busca pelo ouro, o imperialismo...

Seba é como é

Sebas é argentino e durante muitos anos percorreu o mundo curtindo a boa vida e gastando seu dinheiro em mulheres,...

O Instituto

Documentário sobre o artista pernambucano Lula Cardoso Ayres e o espaço que leva seu nome. O Instituto também abriga uma...

Carmen Santos

Um resumo do que foi a vida e a dedicação de Carmen Santos pelo cinema brasileiro do qual foi uma...

Almir Mavignier • Memórias Concretas

Documentário sobre o artista plástico Almir Mavignier apresentando seu ateliê, alguns de seus quadros e cartazes e relembrando sua conversão...

Eli Heil . Criadora e Criatura

Uma artista de 80 anos, autodidata. Um museu com 2500 obras. Eli Heil esculpe, pinta, desenha, escreve, recita, ... e...