7187 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.7/5 (3 votes cast)

O Pequeno e o Grande

O Morrinho é uma maquete feita de pedaços de tijolos que ocupa 300m² dentro da Favela do Pereirão, zona sul do Rio de Janeiro, criada há 10 anos por crianças. Neste ano o “Morrinho” foi convidado a participar da Bienal de Veneza. Estes meninos, criadores do morrinho anos atrás, agora são homens, suas vidas foram transformadas pela arte, o trabalho, a solidariedade e a força do grupo. A formação destes meninos, foco deste filme, é a exceção que confirma a regra.

Tema: COTIDIANO

Tags: chabolas, derechos_humanos, direitos_humanos, favela, maqueta, morrinho, pereirão

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 09'20"

Diretor: Marco Antônio Oliveira dos Santos

Produtor: Fábio Gavião

Ano: 2008

Formato: HD

Fotografia: Markão Oliveira

Filmografia do Diretor:
João Jardim - Seu primeiro longa-metragem para cinema, Janela da alma (2002), co-dirigido com o fotógrafo Walter Carvalho, foi o quarto maior público para um documentário desde a década de 90, e ganhou o prêmio do júri e do público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Carioca, estudou cinema na Universidade de Nova York e começou como assistente de direção. Trabalhou com Paul Mazursky em Luar sobre Parador (1988), com Murilo Salles em Faca de dois gumes (1989) e com Carlos Diegues em Dias melhores virão (1989). Na Rede Globo integrou o núcleo de produção dirigido por Carlos Manga e editou e dirigiu minisséries, entre elas Engraçadinha. Em 2005, finalizou Pro dia nascer feliz, documentário que aborda a educação pública na adolescência em diversas regiões do país, que ganhou o prêmio especial do júri no 10º Cine-PE.

Fabio Gavião, 39 anos, dirige e edita desde 1995 diversos produtos audiovisuais: comerciais, videoclipes, institucionais, curtas e documentários. Em 2001, quando encontra o Morrinho com o intuito de realizar um documentário decide ampliar as possibilidades que esta experiência proporciona e ao longo de 7 anos institucionaliza a ONG Morrinho beneficiando seus criadores e a comunidade onde se encontra. Iniciou de sua carreira com os editores João Jardim, João Paulo de Carvalho e Sérgio Meckler. Atualmente dirige e edita como freelancer e prepara o lançamento do longa-metragem Morrinho - Deus sabe tudo mas não é X-9.

Markão Oliveira - atua em diversas areas do audiovisual como diretor, diretor de fotografia e cinegrafista. Dirigiu videoclipes para diversos artistas da MPB (Elba Ramalho,Carlinhos Brown e a Timbalada, Zézé di Camarco e Luciano, Dudu Nobre e etc... ) como diretor de fotografia trabalhou em diversas emissoras tais como Globo (Fantástico- Quadros da Regina Casé ) Futura- (Um Pé de Que?) MultiShow (Cilada). Realiza e fotografa documentários para Cinema e TV tendo sido premiado no festival de Goiania pela fotografia do documentário A vida é um sopro , de Fabiano Maciel, sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer exibido nos cinemas do pais em 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. TVesHwWtxtoGpTXV disse:

    It’s wnoredful to have you on our side, haha!

CURTAS RELACIONADOS

Passeio

Olhares sobre um espaço atípico em meio a selva de concreto. Fundado em 1886, o Passeio Público de Curitiba foi...

A forma do alento

Perto do cruzamento da ferrovia, ali onde havia uma lagoa e inundava quando chovia, cresceu o bairro Antártida Argentina. Antes,...

Caminhos

Caminhos integra uma série de documentários de curta-metragem sobre o ritual religioso e cultural de Kinfuiti, no povoado de Quiebra...

Despacho

Dançarino intervém no cotidiano de uma praça....

Cabezas Desconocidas

Cabeças desconhecidas do passado. Quem serão as cabeças do presente desconhecidas no...

Esta não é a sua vida

Documentário sobre a vida de Noeli Joner Cavalheiro. Noeli mora num subúrbio de Porto Alegre, é dona de casa e...