7034 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)

Tebei

Gravado nas cidades de Tacaratu e Recife, este é um documentário sobre o grupo Coco de Tebei, seus integrantes e suas tradições culturais. O vídeo retrata o dia a dia da comunidade Olho D’Água do Bruno, formada por agricultores e tecelões, que mantém a tradição de dançar coco para aplainar o chão de barro de uma casa em construção. Com mais de 50 anos de existência, este tipo de coco só é cantado em poucas comunidades do Sertão de Pernambuco.

Tema: CULTURA POPULAR

Tags: coco_de_tebei, sambada, sertão, tacaratu

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 21'26"

Diretor: Gustavo Vilar, Hamilton Costa, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo

Produtor: Sambada Comunicação e Cultura

Ano: 2008

Formato: HD

Montagem: Herivelton Santos e Tuca Siqueira

Som Direto: Phelipe Cabeça e Áthila Araújo

Fotografia: Hamilton Costa

Trilha: Coco de Tebei

Prêmios:
- Melhor curta da Mostra Pernambuco do 13º Cine PE Festival Audiovisual do Recife (2009) - 3º melhor curta da 5ª Mostra do Curta Nordestino do 19º FestNatal Festival de Cinema de Natal (2009) - Melhor filme de Ponto de Cultura do 5° Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2010) - Melhor montagem de filme de Ponto de Cultura do 5° Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2010) - Segundo melhor curta da Mostra Curta Goiamun do 4° Goiamun Audiovisual – Memória e Preservação (2010)

Festivais:
- 13º Cine PE Festival Audiovisual do Recife (Olinda/PE) - 2009 - 1º Festival do Filme Etnográfico do Recife (Recife/PE) - 2009 - 5ª Mostra Audiovisual de Cambuquira (Cambuquira/MG) - 2009 - 2º Festival de Cinema de Triunfo (Triunfo/PE) - 2009 - 19º FestNatal Festival de Cinema de Natal (Natal/RN) - 2009 - 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (Rio de Janeiro/RJ) - 2009 - 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (Floriano/PI) - 2010 - 1ª Mostra Nacional Curta Sertão (Floresta/PE) - 2010 - 4° Goiamum Audiovisual - Mostra Curta Goiamum (Natal/RN) - 2010 - 1ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos (São Carlos/SP) - 2010 - 2ª Mostra de Cinema Sem Limites (Rio Claro/SP) - 2011 - 2º FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Lisboa/Portugal) - 2011 - Cinedocumenta – 8ª Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga (Ipatinga/MG) - 2011 - 8º Festival de Cine de Maringá (Maringá/PR) – 2011

Filmografia do Diretor:
Estreantes.


Comentário do Diretor: O documentário Tebei consegue levar para o mundo um pouco da cultura sertaneja de Pernambuco, através do grupo Coco de Tebei, da cidade de Tacaratu.

Pedro Rampazzo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. José Bezerra ´Júnior disse:

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO, PARA FAZER CITAÇÕES NO MEU ARTIGO SOBRE DANÇAS POPULARES.

    Rating: 1.00/5. From 1 vote.
    Please wait...
    • Andressa Ternes disse:

      Com certeza. Basta fazer a referência do documentário e sua autoria de acordo com as normas da ABNT e informar os dados do seu acesso, local (CurtaDoc) e data.

      No votes yet.
      Please wait...
  2. José Bezerra ´Júnior disse:

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO, PARA FAZER CITAÇÕES NO MEU ARTIGO SOBRE DANÇAS POPULARES.

    Rating: 1.00/5. From 1 vote.
    Please wait...
  3. José Bezerra ´Júnior disse:

    Lembrei da época que eu era moleque e participava das rodas de Tebei, também ajudava na construção da casa de taipa durante o dia e a noite ia dançar.
    Estou cursando a Disciplina de Antropologia no Mestrado, e gostaria de citar o documentário e as anotações referentes ao mesmo. Se permitirem mandem notificação por e-mail.
    Parabéns! Excelente documentário.

    No votes yet.
    Please wait...

CURTAS RELACIONADOS

Janelas para tuas cores

Uma documentarista brasileira encontra uma jovem cubana que sonha  em viajar o mundo e tem medo de nunca conseguir. Neste...

Casting

Alicia e Omar se conheceram no trabalho, Marta e Osvaldo, em um baile,  Martín foi morar na casa de Laura...

Gaúchos Canarinhos

Um homem que criou um país. O documentário “Gaúchos Canarinhos” conta a história de um criador e de sua maior...

Oleiros de Itaboraí

A busca pela história da tradição da cerâmica em Itaboraí-RJ esbarra na falta de memórias da geração atual de ceramistas...

Randeras de El Cercado

La palabra Randa proviene del Alemán Rand y significa borde. Bordar es justamente la tarea que les fascina a este...

Aconteceu no ABC

Filme que retrata fatos e histórias que podem ter acontecido. O documentário mostra que existem muitos mitos que podem ser...