7925visualizações
visualizações

7926

¿Onde Está América Latina? Percal

A visita de Rodrigo Rato, presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Buenos Aires recrudesce o sentimento de anti-neocolonialismo na população e revigora a identidade latino-americana na “mais européia” das cidades do continente. Filósofos, cineastas, intelectuais e gente comum discutem a condição sócio-econômica e cultural do país e comentam a viagem visual deste documentário, busca duma latinidade pelas veias abertas dessa cidade em transe, antigo Eldorado do capital transnacional. Buenos Aires de 2004, rastros da política do corralito, o Percal (tecido brilhoso como a seda, mas de baixo preço, título de um tango clássico) da AL globalizada.

Tema: DIREITOS HUMANOS

Tags: américa_latina, argentina, buenos_aires, colonização, fmi, gerardo_vallejo, león_rozitchner

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 25'

Diretor: Pedro Dantas

Produtor: Sussuarana Filmes

Ano: 2005

Formato: HD

Montagem: Pedro Dantas

Som Direto: Luis Claps e Irina Kurschik

Fotografia: Cristian Cancino

Trilha: Martín Mirol e Orquestra Típica De Puro Guapos

Prêmios:
- Melhor Vídeo documentário 9º FAM (Florianópolis Audiovisual do MERCOSUL),- Melhor Filme da 7ª Mostra Londrina de Cinema pelo Júri Popular,- Melhor Som Direto no 4º Santa Maria Festival de Cinema e Vídeo – RS

Festivais:
9º FAM (Florianópolis Audiovisual do Mercosul),XXXII Jornada Internacional de Cinema da Bahia,Mostra do Filme Livre 2006,9º Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba,9ª Mostra de Cinema de Tiradentes,Mostra Ajid De video, La Paz, Bolívia,7ª Mostra Londrina de Cinema,4a Santa Maria Mostra de Cinema e Vídeo

Filmografia do Diretor:
Pedro Dantas recebeu como diretor de filmes de Não-Ficção – KinOpoÉTicaS – Torpellino (2010), La Moneda (2009), Ermelino É Luz (2009), Lamento Paulista (2008), KollaSuyo - A Guerra do Gás (2006), a série original ¿Onde Está América Latina? (2005), e Argentina Acorralada (2003) - um total de 15 prêmios nos mais importantes festivais de cinema do país, tais como Gramado Cine Vídeo, Jornada Internacional de Cinema da Bahia, Festival de Cinema de Curitiba, FAM (Florianópolis Audiovisual do Mercosul) e Mostra do Filme Livre-RJ.
É Coordenador Geral e Curador do SP Leste em Movimento - 1º Festival de Cinema da Zona Leste de São Paulo, cujo a primeira edição foi em 02/2011. É bacharel em jornalismo elaa PUC-SP (2002). Foi bolsista no III Seminário de Roteiro e Produção Criativa de Audiovisual de Não Ficão da Uniacc / Ibermidia, em Santiago do Chile (2008). Cursou cinema no IDAC, Instituto de Artes Cinematográficas de Avellaneda, Buenos Aires, Argentina (1994).


Comentário do Diretor: Após a realização do premiado “Argentina Acorralada” (“Argentina Encurralada”, em português) para a TV PUC-SP, iniciamos uma nova produção para pôr em prática o prêmio que havíamos recebido com o documentário no Gramado Cine Vídeo/2003. Decidimos começar o novo trabalho no mesmo ponto onde havíamos terminado o anterior: a efervescente Buenos Aires do período “pós-corralito”, quando o país vivia a crise do confisco de todas aplicações bancárias de sua população. O projeto era ambicioso, pois se dispunha a refletir sobre uma América Latina que iniciava o século XXI borbulhando por movimentos populares contrários às políticas neoliberais instauradas desde as ditaduras militares que se impuseram em praticamente todo continente na segunda metade do século XX - articuladas por interesses forâneos, pela CIA, Operação Condor, “american way of life”, etc. O argumento era o próprio título: “¿Onde Está América Latina?” Uma pergunta bastante ampla que não existia apenas para obter respostas profundas, mas também para trazer a reflexão de forma multidisciplinar. O resultado de “¿Onde Está América Latina?” foi uma série de 3 curtas. “Percal” é o primeiro deles e recebeu prêmios como o de Melhor Vídeo Documentário do 9º FAM (Florianópolis Audiovisual do Mercosul), depois vieram “Uma Mina de Ouro em PuelMapu” e “Chile Top Ten”. A série originaria ainda mais dois médias-metragens: os também premiados “KollaSuyo - A Guerra do Gás” (Bolívia/ Brasil, 2005 / 2006 - 52 min) e “La Moneda” (Chile / Brasil, 2007-2009 - 52 min.).
Diferente daquilo que acontecera com o documentário anterior, Argentina Encurralada, a proposta era construir uma narrativa audiovisual que extravasasse a objetividade jornalística, abrindo espaço à subjetividade das expressões artísticas. Assim, através de gravações originais com Orquestra Típica de Tango, retratos poéticos do cotidiano, certos momentos de vídeo performático, além de depoimentos também com cineasta, historiador e filósofo, o curta explora diferentes possibilidades de narrativa audiovisual. Foi também o primeiro trabalho que incorporei aquilo que hoje identifico como técnica de Montagem com Sincronização de Sentidos. Esta técnica possibilita levar a narrativa audiovisual do documentário a além da objetividade textual. Porém, sem abrir mão da reflexão humana e de sua capacidade de elaboração textual através de depoimentos de estudiosos, artistas, intelectuais e cidadãos comuns em geral. A montagem não ilustra de forma pontual aquilo que o depoimento nos conta, mas atua como arte que irá revelar e provocar novas formas de compreensão e apreciação da realidade. A sincronização de sentidos significa que há em um mesmo momento do filme diferentes camadas de informação articuladas, o que permite ao espectador apreciar de diferentes maneiras a obra.
Ao longo destes 7 anos desde sua estreia, o curta continua ganhando importância e é constantemente convidado a exibições e a fazer parte de acervos de midiotecas e bibliotecas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Este curta ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

CURTAS RELACIONADOS

Magdalena Moreira Solano

Historias de inmigrantes que no sólo cambiaron de país, sino también de lengua: ¿cómo recibe una comunidad a una persona...

Varanasi Índia Sagrada

É uma visita a uma dos locais mais sagrados para a cultura hindu. Situada às margens do rio Ganges, Varanasi...

Quando a mãe chora e o filho não vê

Sexta-feira é dia de visita, uma mãe atravessa a cidade para encontrar seu filho. Do trajeto ao encontro, o drama...

Noiva de Deus

O que faz uma mulher que deixa de ser amada por um homem? Se vinga como Medéia ou conta histórias,...

Os opostos se atraem

Uma abordagem sobre as diferenças nas crenças de duas religiões: umbanda e evangélica.
Este registro propõe um novo olhar sobre...

Entre Diabos

A dança dos diabos - Herrera, com sua dança dos "Diablicos Limpios"; Los Santos, com a dança do "Gran Diablo"....