4786visionados
visionados

4787

Yiax kaax – fim do resguardo

Juan Maxakali nasceu em outubro de 2009 na Aldeia Verde Maxakali em Ladainha, Minas Gerais. Seus pais, Zezão e Jupira, ficam de resguardo por trinta dias após o parto. Durante este período eles sofrem uma série de restrições, como por exemplo, não comer carne vermelha. Agora o resguardo acabou. E Isael faz um documentário sobre o ritual que marca este final. Todos vão à cachoeira. O pajé Mamey vai à mata colher jaborandi e encontrar uma pedra para cortar o bambu que será usado para soprar a água em direção ao nascente e ao poente, exatamente como faziam os antigos. Assim todos agradecem e pedem proteção ao sol. Zezão e Jupira agora estão liberados para fazer tudo que gostam.

Tema: ESPIRITUALIDAD

Tags: aldeia, filme_etnográfico, indígena, maxakali, nascimento, resguardo, ritual, yãmîyxop

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 24'

Diretor: Isael Maxakali

Produtor: Isael Maxakali e Sueli Maxakali, Charles Bicalho e Cláudia Alves

Ano: 2010

Montagem: Charles Bicalho

Som Direto: Isael Maxakali

Fotografia: Isael Maxakali

Trilha: Cantos tradicionais maxakalis

Prêmios:
Prêmio Glauber Rocha do Forumdoc.bh 2008; Prêmio de Menção Especial do Júri no III Festival do Filme Etnográfico do Recife em 2011.

Festivais:
- Forumdoc.bh 2007 (Tatakox) - I Mostra Pajé de Filmes Indígenas, 2009 (Tatakox) - 5ª CineOP 2010 (Yiax kaax) - II Mostra Pajé de Filmes Indígenas, 2011 (Yiax kaax) - Cine Mosquito, Cabo Frio, 2010 (Yiax kaax) - Cine Mosquito, 2011 (Xupapoynãg) - III Festival do Filme Etnográfico do Recife (Xupapoynãg – mostra paralela – e Kotkuphi – mostra competitiva) - 15a Mostra Internacional do Filme Etnográfico, de 16 e 24 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro (Kotkuphi) - III Mostra Pajé de Filmes Indígenas, em Belo Horizonte, março/abril de 2012 - II Mostra de Cinema de Ipoema, em Ipoema, MG, maio de 2012 - XIV Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), em Goiás, GO, junho de 2012.

Filmografia do Diretor:
Tatakox (2007); Xokxop pet (2009); Yiax Kaax (2010); Dia do índio na Aldeia Verde em 2010 (2010); Kotkuphi (2011); Xupapoynãg (2011); Yãmîy (2011); Dia do índio na Aldeia Verde em 2011 (2011); Mîmãnãm (2012); Dia do índio na Aldeia Verde em 2012 (2012).

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

    Este corto aún no ha sido comentado. ¡Sé el primero!

CURTAS RELACIONADOS

Loas a los Reyes del Congo

Una experimentación estética en torno del Maracatu del Ceará, este ensayo documental parte de la narrativa de una reina negra...

Arquitectos del mar

El arte tradicional es el lema de la ciudad de Cajaíba del Sur, pueblo a los márgenes de la bahía...

Realeza Gay

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en

Gaúchos Canarinhos

Un hombre que creó un país. El documental "Gauchos Canarinhos" cuenta la historia de un creador y su más grande...

Solo un diario de viaje

Recorrido fotográfico de una pareja de argentinos por Bolivia, sur de Perú y norte de Chile. Simples elementos como fotos,...

Odissi Dança Divina

O documentário curta-metragem Odissi, Dança Divina é o resultado de uma viagem para a Índia em janeiro de 2009 feita...