5135 visualizações
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (5 votes cast)

Mata… Céu… e Negros

O documentário pretende resgatar parte da memória dos poucos descendentes negros da região de Antônio Carlos, localidade próxima a Florianópolis, ainda segregados em algumas comunidades do município e que em outros tempos constituíram a maioria da população, quando as fazendas locais produziam com mão de obra escrava. Sobre oa rumores da existência de quilombos, quase ninguém quis falar, só se assume a existência de um nos limites do município vizinho, “... quase nos Canudos”, segundo o relato de alguns. Outras revelações surgiram. Assumimos como nosso tema o que para os entrevistados pareceu mais importante. A memória, rica em detalhes, encantou a todos nós e deste revisitar vivências surgiram os personagens, as passagens históricas da cidade e até algumas expressões recorrentes como a que foi transformada em título do filme: “aqui era só mata e céu, mata e céu”.

Tema: IDENTIDADE

Tags: Antônio Carlos, consciência negra, descendência_negra, história negros, história Santa Catarina, quilombos catarinenses

Programa Relacionado: A África é Aqui

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 18'47"

Diretor: Claudia Aguiyrre

Produtor: Claudia Aguiyrre/Luis Paulo Castro

Ano: 2005

Formato: HD

Montagem: Cibele Rosa Duarte/Claudia Aguiyrre/Hélio Rubens

Som Direto: Marcos Manna

Fotografia: Marx Vamerlatti

Trilha: LP

Filmografia do Diretor:
...dos Olhos do Sertão (1990/2009 - Finalização em 35mm, 80', produção e direção)
Documentário em fase de finalização, sobre os treze anos de documentação audiovisual na comunidade açoriana do Sertão do Peri, no interior da ilha de Santa Catarina, representada pela família de Seu João do Balaio e Dona Cecília Benzedeira. Em fase de finalização. Prêmio de Estímulo à Realização, Edital Cultura Viva, da Fundação Catarinense de Cultura/SC.

História Populares (2008 - HDV, 30', direção e edição)
Documentário sobre artistas populares e suas inspirações para criar e para sobreviver. Projeto realizado para o Programa Santa Catarina em Cena da RBSTV, veiculado em dois episódios.


A Encantada (2007/9 – DVCam, 80', produção, direção e edição)
Documentário em fase de finalização, sobre o pensamento feminino contemporâneo a partir de onze entrevistadas. Com participação de Leonor Scliar-Cabral, Tercília dos Santos, Karin Veras, Bebel Orofino, Aglair Bernardo, Silvia Figueiredo, Raquel Wandelli, Kether Marcelino, Leonídia Maria Venâncio, Gilka Girandelo e Tina Lautert.

Invernada dos Negros – Projeto Comunidades Negras de Santa Catarina (2007/8 - DVCam, 30', direção, edição)
Documentário de características etnográficas, sobre a identificação de algumas categorias do INRC – Inventário Nacional de Referências Culturais, na comunidade de Invernada dos Negros, no Oeste catarinense. Projeto integrado do IPHAN/SC e do NUER – Núcleo de Estudos Interétnicos e de Identidade da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

São Roque – Projeto Comunidades Negras de Santa Catarina (2007/8 – DVCam, 30', direção e edição)
Documentário de características etnográficas, sobre a identificação de algumas categorias do INRC – Inventário Nacional de Referências Culturais, na comunidade de São Roque. Projeto integrado do IPHAN/SC e do NUER – Núcleo de Estudos Interétnicos e de Identidade da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.


mata... céu... e negros (2005 – DVCam, 30', produção, direção e edição)
Documentário sobre descendentes de escravos na região do Município de Antônio Carlos. Projeto realizado com o Prêmio Revelando os Brasis I, MinC/Secretaria do Audiovisual/Instituto Marlin Azul e Prêmios de Melhor Documentário, Mlehor Direção e Melhor Trilha Sonora no Festival Guaçuano de Vídeo e Cinema.

V Fórum Social Mundial (2005 – DVCam, 30', produção e direção)
Registro do último Fórum realizado no Brasil para integrar acervo sobre as quatro edições anteriores do FSM em terras brasileiras. Documentário sobre um acontecimento histórico. Projeto realizado com o apoio cultural da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina.

Atrás da Fama (2001 – 16mm, 15', montagem: orientação de Veroni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Jerônimo disse:

    Boa tarde, Gostaria de obter informação correta desta comunidade, isto é possivel ou os mesmos moram em diferentes localidades, fora de Antônio Carlos? Obs: Parabéns pelo documentário.

  2. Gelso Vieira Fernandes disse:

    Gostaria de contribuir, localização da Invernada dos Negros é Planalto Catarinense. Gostei dos documentáris e fico a disposição para o que precisarem um forte abraço.

CURTAS RELACIONADOS

Eu, que não existo

Um filme sobre um garoto que assiste a vários filmes com seu suposto amigo...

Namoro hoje, ontem e amanhã

A partir dos anos 1960, houve aceleração relevante das mudanças sociais: surgimento da pílula anticoncepcional, crescente presença das mulheres nas...

O Mundo é uma Cabeça

O filme aborda o movimento musical pernambucano Mangue Beat com entrevistas e músicas de Chico Science e Nação Zumbi, Fred...

Índio na TV

No dia 18 de setembro de 2000, aniversário de 50 anos da TV brasileira, Hiparendi Xavante exibe filmes de índios...

Um Risco no Céu

A morte misteriosa de um músico interrompeu uma importante carreira de um grande artista gaúcho. Carlinhos Hartlieb foi um importante...

O Cariri

A saga carnavalesca do velho Cariri...