Olhar Contestado
Este documentário aborda um episódio acontecido quase 15 anos após o término da Guerra de Canudos. Com proporções e significado semelhantes, a Guerra do Contestado conflagrou-se numa região do sul do Brasil cuja posse era disputada pelos estados do Paraná e Santa Catarina. Numa extensão de terras equivalente ao Estado de Alagoas (25 mil km2), durante mais de quatro anos, entre 1912 e 1916, uma população estimada em 20 mil sertanejos enfrentou as forças do governo e do coronelismo predominante na região, num conflito que chegou a envolver 80% do Exército Brasileiro. No término do conflito, Paraná e Santa Catarina assinaram um acordo estabelecendo definitivamente suas divisas. E foi no apogeu de tais lutas que pela primeira vez na história do Brasil as massas camponesas manifestaram a clara consciência da necessidade de garantir seu "direito de terras". A animação de câmeras virtuais sobre registros fotográficos, ilustrações e desenhos rotoscopiados sobre documentários da época, fornecem os elementos visuais necessários para a reconstituição minuciosa dos locais, personagens e eventos do conflito. As principais fotografias utilizadas são de Claro Jansson, fotógrafo contratado pela Madeireira Lumber, que registrou passagens fundamentais daquela que ficou conhecida como "Guerra Santa do Sul". "O Contestado ainda é uma guerra cheia de interrogações, cheia de dúvidas, do que realmente aconteceu. Ele (Claro Jansson) teve um papel, um papel didático, de deixar algumas imagens daquele momento histórico, que de certa forma seria invisível sem ele." -- Prof. Dr. Nilson Cesar Fraga -- autor do livro "Vale da Morte, o Contestado visto e sentido" "Eu acredito que essas fotografias, hoje, podem ser tomadas como a documentação visual de um projeto de modernização cujo impacto ainda não foi plenamente conhecido." -- Prof. Dr. Rafael Ginane Bezerra -- autor da tese "Guardados de um artesão de imagens: Claro Jansson e a fotografia na região do Contestado nas primeiras décadas do século XX" Além do importante caráter histórico/documental, o filme se destaca pelo fato de ser aberto (filme e fontes disponibilizados livremente) e ter sido produzido com ferramentas livres. "O movimento em questão não é só dos quadros, mas o movimento por descobertas tecnológicas e independência de produção." -- Portal do SERPRO, 26 de agosto de 2010 "Esse compartilhamento de conhecimentos é uma forma de retribuição. Espero que o projeto possa servir de incentivo." -- Fernando Severo para Revista Tema - Abril 2010 http://contestado.org
Tema: IDENTIDADE
Tags: direito de terras, fotografia, guerra, guerra do contestado, história, paraná, santa catarina
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 15'
Diretor: Fabianne Balvedi
Produtor: Fabianne Balvedi
Ano: 2012
Formato: Outros
Montagem: Sanjai Cardoso
Fotografia: Claro Jansson
Trilha: Jean Gabriell
Festivais:
Latinoware 2012
http://2012.latinoware.org/2012/10/olhar-contestado-um-exemplo-de-filme-criado-com- ferramentas-livres/
Campus Party 2013 >
http://www.campus-party.com.br/2013/video.html
http://www.youtube.com/watch?v=o3N91GUUE3E
Mostra de Cinema do Desenvolvimento 2013 >
http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=17224
IX Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema
http://www.sesisp.org.br/cultura/premio-cinema-2013-programacao-op.htm
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Este filme não tem narrador, são somente entrevistas e com pessoas que estudaram a fundo esta história. Você provavelmente está falando sobre o Professor Nilson César Fraga, que trabalha com o tema do contestado há muitos anos e por isso sabe muito bem do que está falando. Uma coisa é ter terra suficiente, outra coisa é expulsar alguém das terras em que viviam seus ancestrais do nada, simplesmente porque alguém que nunca foi ali antes doou as terras em uma canetada para a exploração indiscriminada da madeira. E para explorar tem que ocupar, os sertanejos não tinham como viver junto com a ocupação feita pela Lumber, ela devastava tudo por onde passava.
O narrador toma partido e ao faze-lo contraria a lógica além da história. Farqhuar Lumber queriam a madeira, nada mais. Terra existia bastante. O suficiente para o caboclo, o índio, o residente.