VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (4 votes cast)

Documentário argentino: o olhar social de Marcia Paradiso


Documentarista, investigadora, roteirista, produtora e professora.
É formada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora e em Realização Cinematográfica pelo Instituto de Arte Cinematográfica de Avellaneda, IDAC. Exerceu atividade de docência em seminários de pesquisa em Comunicação na Universidade Nacional de Lomas de Zamora, no IDAC, no Instituto Cineargento e no Movimento de Documentaristas. Se especializou em cinema documental etnográfico e social.
Foi coordenadora do Centro de Produção do IDAC e ministrou as cátedras de Comunicação Audiovisual e Metodologia da Investigação Documental do mesmo instituto.
Cursou seminários de cinema documental ao lado dos realizadores Jorge Prelorán, Eduardo Coutinho, Rolando Almirante, Jorge Fuertes e Juana Sapire, entre outros. Trabalhou em programas educativos para a televisão aberta (Canal 7) e na produção de documentários sobre a temática dos Direitos Humanos para a UBA – Universidade de Buenos Aires e Secretaria de Direitos Humanos de Avellaneda. Realizou documentários sobre a questão de gênero, com apoio da UNICEF Argentina.

FILMOGRAFIA
Entre seus documentários se destacam o longa “LUNAS CAUTIVAS – HISTORIAS DE POETAS PRESAS” (2012) e os médias-metragens “LATIDOS” (2002), “EL CAMINO DE LOS ABUELOS” (1996), “INDIOS EN BUENOS AIRES” (1992), “DAMIANA VEGA” (1982), entre outros. Recebeu prêmios e menções por seus trabalhos audiovisuais documentais, como o Prêmio Melhor Documentário Nacional no 14º Festival Internacional de Cine de Derechos Humanos DerHumALC, a Menção Signis ao Melhor Documentário Nacional e a Preferência do Público ao Melhor Documentário Nacional DerHumALC; Seleção Oficial no MUJERES EN FOCO 2013; os prêmios de Melhor Longa-metragem Argentino, Melhor Roteiro de Longa-metragem e Menção pela Contribuição à Difusão dos Direitos Humanos no LIBERCINE 2013; o Prêmio Preferência do Público no Festival Internacional de Cine y Derechos Humanos de Uruguay “Tenemos que Ver” – 2013 e uma Menção Especial do Juri, por “LUNAS CAUTIVAS “. No FESTIVAL INTERNACIONAL TRES CONTINENTES DEL DOCUMENTAL, “à conscientização em Direitos Humanos”, por “LATIDOS”; Primeiro Prêmio Nacional de Cinema Documental, Cipoletti, por “DAMIANA VEGA”; Primeiro Prêmio Nacioanl da mostra competitiva “América y su cultura”, Mercedes, por «INDIOS EN BUENOS AIRES», entre outros. Atualmente está lançando seu novo documentário, “AGUAS ABIERTAS”, que conta com apoio do INCAA e da CONADIS.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (4 votes cast)
Documentário argentino: o olhar social de Marcia Paradiso, 4.0 out of 5 based on 4 ratings

Tags: argentina, cine, documental argentino, documentário argentino, INCAA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.