VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)

Encontro com Marta Rodríguez


A documentarista e antropóloga Marta Rodríguez nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1933. Ela iniciou a carreira nos anos 1960, com o ânimo de registrar os conflitos e injustiças em regiões de camponeses e povos indígenas. Em 1961, quando foi para Paris estudar cinema e etnologia, conheceu o também antropólogo e documentarista Jean Rouch, quem considera seu mestre. Na França, se aproximou do Cinéma Vérité e participou do movimento documental liderado por Jean Rouch, Joris Ivens e Edgar Morin. Ao longo das décadas ajudou na disseminação do documentário como arma de denúncia. Hoje muitas comunidades indígenas têm as próprias câmeras em função dos ensinamentos da cineasta.

A entrevista foi produzida pela diretora do CurtaDoc, Kátia Klock, o fotógrafo Marx Vamerlatti e o assistente local de produção Andres Mossos, em novembro de 2013, na cidade de Bogotá. Como resultado do encontro, a terceira temporada da série CurtaDoc conta com o episódio Especial Colômbia, que exibe dois documentários de Marta Rodríguez.

Fundación Cine Documental . site oficial Marta Rodríguez

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)
Encontro com Marta Rodríguez, 5.0 out of 5 based on 3 ratings

Tags: colômbia, documental colombiano, documentário latino-americano, guerrilha, guerrilla, Marta Rodríguez, pueblos indígenas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.