Entrevistas
Um espaço para pensar e conhecer mais sobre o documentário na América Latina.
Desde 2009, nossa equipe já entrevistou centenas de pessoas em diferentes regiões do país e em festivais no Uruguai, na Argentina, no Chile, na Colômbia e em Cuba.
Gente que produz, dirige, escreve, fotografa, pesquisa, organiza festivais...
Por que filmo documentários
Os realizadores Jonathan Ortega e Pedro Jorge e as produtoras Paula Gomes e Carol Marins expõem as razões pessoais que os motivam a filmar documentários. Sentir-se vivo é uma delas.
Produção na Venezuela
A produtora venezuelana Maria Agüero desenha um breve panorama da produção audiovisual na Venezuela promovida pelo Estado, destacando o Centro Nacional Autônomo de Cinematografia – CNAC e a produtora estatal Villa del Cine.
Documentário no Uruguai
Os produtores Patrícia Boero e Francisco Magnou, o crítico de cinema Amílcar Nochetti e a professora de cinema Andrea Scansani comentam as particularidades da produção documental no Uruguai, país pequeno que, no entanto, segundo Patrícia, tem Montevidéu como uma capital cultural para a América Latina e uma abundância de talentos na área audiovisual.
Hasta 30 minutos
Luciana Abad explica por que a distribuidora argentina Hasta 30 minutos foi criada, destacando o potencial dos mercados latino-americanos para a circulação da produção dos países desta região. Para ela, outros mercados internacionais são importantes, mas as obras da América Latina precisam estar acessíveis ao seu público de origem.
Encontro SOCINE
Os professores de cinema João Massarolo, Amaranta Cesar e Maria Celina Ibazeta falam sobre os encontros da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – SOCINE na perspectiva do amadurecimento do cinema e audiovisual como campo autônomo de reflexão e pesquisa.
Patrimônio
Julieta Keldjian, professora uruguaia de cinema, sublinha o urgente entendimento da preservação do patrimônio como uma questão de acesso, e o protagonismo que devem ter os produtores na avaliação do material a ser preservado, para que esta decisão não recaia substancialmente sobre as instituições.
Criatividade narrativa
Para a professora de cinema Andrea Scansani, o documentário no Brasil se desenvolve com uma força capaz de quebrar barreiras erguidas pelo doutrinamento narrativo. Corrobora com esta perspectiva o cineasta Pedro Jorge, diretor do filme “A Vermelha Luz do Bandido“, para quem o documentário brasileiro está cada vez mais inventivo.
DocMontevideo
Ines Peñagaricano, diretora do Instituto do Cinema e Audiovisual do Uruguai (ICAU), Luiz González, diretor do DocMontevideo, Patrícia Bueno, produtora, Ana Cruz, diretora Canal 22 (México), Daniele Vaz, documentarista e Francisco Magnon, produtor, explicam a proposta do DocMontevideo e dimensionam a sua importância para a produção documental do Uruguay e de otros países da América […]
Documentário e mudança
Os cineastas Miguel Curiel (Venezuela) e Luis Ospina (Colômbia) e a produtora brasileira Paula Gomes falam por que o documentário pode ser um instrumento de reflexão e mudança.
Com os olhos para a América Latina
Historicamente voltado para o Atlântico, o Brasil encontra no cinema um olhar mais atento para o seu próprio continente. Andrea Scansani, professora de cinema, Eduardo Valente, crítico de cinema, Marcelo Laffitte, cineasta, e a produtora Carol Marins acreditam que os intercâmbios audiovisuais na América Latina são cada vez mais positivos.