5236visionados
visionados

5237

Volver a los diecisiete

"Volver a los 17 años, después de vivir un siglo", cantava Mercedes Sosa la composición de Violeta Parra. La frase sempre he inspirado Victorio Micheletti, paulistano de 90 años, amante de la arte de fotografiar desde los años 1940. Sus fotografias estaban guardadas en un armario, llenas de recuerdos, y ahora se revelan nuevamente con esta película.

Tema: BIOGRAFÍA

Tags: artista_anônimo, fotografia, história_de_vida, luz, victorio_micheletti, volver_a_los_diecisiete

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 25'

Diretor: Pipol (José Waldery M. Pires)

Produtor: Elaine Xavier e Ricardo Biserra

Ano: 2010

Formato: HD

Montagem: Pipol

Fotografia: Pipol

Trilha: Creative Commons

Filmografia do Diretor:
Pipol é editor-fundador e diretor de TV do portal de literatura e arte Cronópios (www.cronopios.com.br). Produz programas de entrevistas e documentários, inclusive em 3D, para a TV Cronópios, canal multimídia do Portal Cronópios.


Comentário do Diretor: Elaine visitava seu tio Victorio e descobriu, por acaso, fotografias (muitas) num armário torto bem arrumado, cheito de etiquetas e rótulos colados em caixinhas. Ficou surpresa, “como Alice”, ao descobrir que seu tio de 90 anos era um artísta, um fotógrafo. E começou a entrar no mundo desconhecido de Victorio. Encontrou fotos, slides e negativos registrados desde os anos 1940. Os negativos vinham com a marcação de cortes e estudos de enquadramento para serem trabalhados posteriomente em laboratório na máquina de ampliação.

Elaine me contatou sobre a possibilidade divulgação das fotos no Cronópios e daí surgiu a ideia de fazermos juntos este filme. Trabalhamos rápido e o resultado pode ser visto agora com o lançamento aqui no Cronópios. Gosto da iconoclastia que emana do filme quando mostra Victorio visitando exposição de Henri Cartier-Bresson. Victorio não conhece Bresson, por isso tem olhos comoventemente livres para criticar algumas fotografias que via, pela primeira vez, do famoso fotógrafo francês. Mais comovente ainda, por outro lado, são os elogios e o prazer que sente com as outras fotos que realmente gosta e se identifica. Nosso personagem é um fotógrafo bastante técnico, aprendi muito com ele durante a montagem deste filme. Nunca mais darei um “clique” sem lembrar de Victorio.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

  1. Waldnei dice:

    Fui contratado por Victorio para lhe prestar serviços de consultoria em TI e nos tornarmos grandes amigos…Por mais de 10 anos ouvi muitos conselhos, assistimos muita tv juntos em seu apto, fomos juntos à vários concertos em SP, compartilhamos muitas coisas…Um ser humano incrível de um valor inestimável…

    No votes yet.
    Please wait...

CURTAS RELACIONADOS

El engaño

Un hombre y una propuesta: Juan, un viejo andaluz, ofrece al una paga al realizador. A cambio, este tendrá que...

Nelson Sargento no Morro da Mangueira

Retrato biográfico do sambista Nelson Sargento encontrando seus amigos e comparsas no Morro da Mangueira, um dos recantos do carnaval...

El Apóstol del Sertão

“O Apóstolo do Sertão” registra a través de testimonios de familiares, ex funcionarios y populares que han convivido con el...

(Português) Terra Vermelha – A história da colonização de Marte começou. E a viagem não tem volta

El proyecto de la empresa holandesa Mars One pretende organizar y financiar viajenes solo de ida para el planeta Marte. La idea...

Barones

La configuración poética de imágenes del centro de São Paulo a partir de la mirada de centenas de personas de...

Escultor brasileño mantiene viva la tradición

Escultor Adão de Lourdes Cassiano en su taller en la ciudad de Cachoeira do Brumado, en...