6742 visionados
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)

Tebei

Este es un documental sobre el grupo de Coco Tebei, sus miembros y sus tradiciones culturales. El video muestra la vida cotidiana de la comunidad Olho D'Água del Bruno, formada por agricultores y tejedores, que mantiene la tradición de la danza de coco para allanar el suelo de barro de una casa en construcción. Con más de 50 años de existencia, este tipo de coco se canta sólo en algunas comunidades del Agreste de Pernambuco.

Tema: CULTURA POPULAR

Tags: coco_de_tebei, sambada, sertão, tacaratu

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 21'26"

Diretor: Gustavo Vilar, Hamilton Costa, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo

Produtor: Sambada Comunicação e Cultura

Ano: 2008

Formato: HD

Montagem: Herivelton Santos e Tuca Siqueira

Som Direto: Phelipe Cabeça e Áthila Araújo

Fotografia: Hamilton Costa

Trilha: Coco de Tebei

Prêmios:
- Melhor curta da Mostra Pernambuco do 13º Cine PE Festival Audiovisual do Recife (2009) - 3º melhor curta da 5ª Mostra do Curta Nordestino do 19º FestNatal Festival de Cinema de Natal (2009) - Melhor filme de Ponto de Cultura do 5° Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2010) - Melhor montagem de filme de Ponto de Cultura do 5° Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2010) - Segundo melhor curta da Mostra Curta Goiamun do 4° Goiamun Audiovisual – Memória e Preservação (2010)

Festivais:
- 13º Cine PE Festival Audiovisual do Recife (Olinda/PE) - 2009 - 1º Festival do Filme Etnográfico do Recife (Recife/PE) - 2009 - 5ª Mostra Audiovisual de Cambuquira (Cambuquira/MG) - 2009 - 2º Festival de Cinema de Triunfo (Triunfo/PE) - 2009 - 19º FestNatal Festival de Cinema de Natal (Natal/RN) - 2009 - 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (Rio de Janeiro/RJ) - 2009 - 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (Floriano/PI) - 2010 - 1ª Mostra Nacional Curta Sertão (Floresta/PE) - 2010 - 4° Goiamum Audiovisual - Mostra Curta Goiamum (Natal/RN) - 2010 - 1ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos (São Carlos/SP) - 2010 - 2ª Mostra de Cinema Sem Limites (Rio Claro/SP) - 2011 - 2º FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Lisboa/Portugal) - 2011 - Cinedocumenta – 8ª Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga (Ipatinga/MG) - 2011 - 8º Festival de Cine de Maringá (Maringá/PR) – 2011

Filmografia do Diretor:
Estreantes.


Comentário do Diretor: O documentário Tebei consegue levar para o mundo um pouco da cultura sertaneja de Pernambuco, através do grupo Coco de Tebei, da cidade de Tacaratu.

Pedro Rampazzo

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

  1. José Bezerra ´Júnior dice:

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO, PARA FAZER CITAÇÕES NO MEU ARTIGO SOBRE DANÇAS POPULARES.

    Rating: 1.00/5. From 1 vote.
    Please wait...
    • Andressa Ternes dice:

      Com certeza. Basta fazer a referência do documentário e sua autoria de acordo com as normas da ABNT e informar os dados do seu acesso, local (CurtaDoc) e data.

      No votes yet.
      Please wait...
  2. José Bezerra ´Júnior dice:

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTÁRIO, PARA FAZER CITAÇÕES NO MEU ARTIGO SOBRE DANÇAS POPULARES.

    Rating: 1.00/5. From 1 vote.
    Please wait...
  3. José Bezerra ´Júnior dice:

    Lembrei da época que eu era moleque e participava das rodas de Tebei, também ajudava na construção da casa de taipa durante o dia e a noite ia dançar.
    Estou cursando a Disciplina de Antropologia no Mestrado, e gostaria de citar o documentário e as anotações referentes ao mesmo. Se permitirem mandem notificação por e-mail.
    Parabéns! Excelente documentário.

    No votes yet.
    Please wait...

CURTAS RELACIONADOS

Una Ciencia Encantada

Un documental sobre las percepciones e impresiones acerca de los misterios de uma playa costera de la Paraíba (regíon Nordeste...

Una grande herencia musical

Retrata la vida y obra musical de Benedito do Rojão, que a los 80 años, un ACV y un pasado...

Acordeonistas – Sonidos de la Calle

El acordeón es uno de los más populares instrumientos del nordeste brasileño. Acá está representado por el Sr. Ambrsino, que...

Viva Volta

Com o som do seu trombone ao fundo, o filme leva o trombonista Raul de Souza de volta a Bangu...

Los Japoneses del Valle del Ribeira

El documental conta la história de la colonización japonesa en la región del Valle del Ribeira y Sudoeste Paulista, a...

Procura-se: (etno)grafando uma antropologia sensível

A partir de entrevistas aparentemente desconexas, o filme intenta no acompanhamento de um escopo do que se forma como a...