6793 visionados
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (1 vote cast)

Festival da Limpeza – Projeto Araras

Em Petrópolis, Araras é uma região reconhecida em todo o Brasil por suas belezas naturais. Um cobiçado atrativo para a residência de veraneio de gente importante e destino turístico dos mais valorizados no Estado do Rio de Janeiro. Nesse paraíso, a mesma natureza que atrai está sob ameaça do crescimento desordenado, da má gestão e omissão dos poderes públicos e da falta de consciência da população.

Felizmente, existem também aqueles que, há mais de uma década, lutam para conter essa ameaça e reverter esse quadro com ações concretas como Festival da Limpeza. Em 2009 a iniciativa completou 10 anos de atividade ininterrupta. Realizado pela ONG Projeto Araras, o Festival da Limpeza é a principal ação do mais antigo projeto da organização - o Araras sem Lixo (Aslix).

Esse documentário mostra como surgiu o Festival da Limpeza e o próprio Projeto Araras. Reúne imagens dos primeiros festivais e depoimentos importantes de fundadores do projeto, de parceiros, apoiadores e moradores de Araras que reconhecem na iniciativa um marco nas ações ambientais e de promoção da qualidade de vida naquela região.

Tema: MEDIO AMBIENTE

Tags: festival_da_limpeza, medio_ambiente, meio_ambiente, petrópolis, projeto_araras

Continuação: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 22'

Diretor: Heber Lobato Jr.

Produtor: Marcelo Filgueiras Campos

Ano: 2009

Montagem: Heber Lobato Jr. e Marcelo Filgueiras

Som Direto: Ronald Saldanha

Fotografia: Heber Lobato Jr.

Trilha: Televisual

Filmografia do Diretor:
Além de roteirista e diretor de comerciais, clips, filmes institucionais e alguns curtas, Heber Lobato Jr. assina o roteiro e direção do longa-metragem "Conservatória - eterna serenata" (documentário, 2007).


Comentário do Diretor: "Creio que nossa principal contribuição com esse filme é mostar um bem sucedido modelo de atuação da comunidade para lidar com a complexa questão do lixo. Poucas iniciativas como essa completam uma década de trabalho, acumulando resultados positivos ano após ano. A partir de uma experiência conquistada com esse tema do lixo, o projeto Araras tem aos poucos transferido o modelo para outras questões locais. Fazer o espectador vivenciar esse processo e estar diante das pessoas envolvidas, foi o argumento que orientou toda a produção. Talvez, além de gerar conhecimento e uma reflexão sobre o tema, seja possível que o filme motive novos empreendedores da sociedade civil, não apenas para a questão do lixo, mas, principalmente, para atuarem em um modelo de organização muito positivo para a coletividade.

O filme registra um aspecto curioso, por exemplo, na relação com o poder público. Enquanto uma parte da estrutura municipal apóia a iniciativa do Projeto Araras - ainda que apenas levando a efeito sua própria obrigação, outra parcela da administração municipal é a grande vilã por não cumprir com seus deveres legais: regular o uso e ocupação do solo, cuidar do planejamento urbano, da preservação das reservas ambientais e mesmo ser protagonista nesse processo de unir a coletividade para a solução dos problemas.

Diante de uma saída tão positiva para o envolvimento da coletividade na solução dos problemas locais, é ainda muito tímida a participação da iniciativa privada. E nesse viés que também nós do setor audiovisual podemos e devemos atuar. Nosso conhecimento específico pode ajudar e muito essas iniciativas. Pelo menos, dentro da Televisual temos buscado essa proposta de atuar voluntariamente orientados por nossa percepção das necessidades e investindo para que aquilo que mais gostamos de fazer - que é contar histórias através de imagens e sons, possa fazer a diferença.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

  1. Teresinha Almeida dice:

    Esse documentário foi realizado em um período muito importante para o Projeto Araras, pois era o 10º Festival.Com este documentário conseguimos mais visibilidade. Como a estrutura da Organização é pequena,se não fosse o trabalho voluntário da Televisual jamais conseguiriamos fazer um vídeo como esse, que se transformou na nossa principal ferramenta de divulgação. Parabéns à equipe da Televisual.
    Teresinha Almeida (Gerente – Projeto Araras)

    No votes yet.
    Please wait...

CURTAS RELACIONADOS

Os Tios de Awá

No primeiro dia de chuva de sua vida, no início do “inverno” de 2007 na Amazônia, Awá, nascido 23 dias...

Del água hacia el concreto

História de um rio que nasce junto a uma cidade, corre como a vida em se interior e morre ao...

Afogados pelo lixo

O documentário visa a conscientização do ser humano para sua relação com o meio ambiente, representando aqui, pela questão do...

Maestros de Ribera (Del Seno del Reloncavi)

Documental sobre los últimos constructores de embarcaciones del Seno del Reloncaví, sur de Chile. Ellos son continuadores de la tradición...

Marco Aurelio

Marco Aurelio es una persona sensible con la sociedad Campo Grandese y agradecida con ella, que en su contacto con...

Estudio para el viento

Es fin de tarde cuando el viento...