8151 visionados
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (1 vote cast)

Autofagia

Autofagia é um vídeo-documentário experimental vertovniano; uma mostra do cinema de "Guerrilha", onde o real é representado por uma tomada de assalto. Trata-se de um vídeo-documentário experimental que totaliza 6 minutos e 17 segundos ao todo.
Esse filme foi feito como uma forma de interrogação poética e antropológica sobre o modo de vida nas grandes cidades: como o ser humano se interage com sua estrutura física, organizacional; construído de maneira em que forma e conteúdo se integrassem. Além disso, perceber como um produto Audiovisual pode estabelecer uma ressonância no estado emocional do expectador e quais sensações ele poderia instigar num nível fenomenológico sem fazer uso de uma narrativa verbal.
Trata-se de uma composição metonímica na qual signos visuais e auditivos criam uma representação alegórica da vivência humana na grande metrópole. Seu ritmo frenético; sua estrutura física e psicológica, sua arquitetura junto ao indivíduo que dialoga com essa organização. Dessa relação sinérgica com a Urbe, nasce um verdadeiro organismo vivo.
O vídeo parte desses pressupostos para engendrar sensações no espectador, utilizando para isso, sobreposições tanto de sons, como de imagens, de forma a criar uma saturação plástica e sonora, de forma a sugerir um verdadeiro bombardeio de informações; característica tanto de nosso ambiente saturado por informações pelos diversos veículos de comunicação.

Tema: POLÍTICA

Tags: metrópole, são_paulo

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 7'

Diretor: Luís Roberto Carvalho

Produtor: Luís Roberto Carvalho

Ano: 2007

Formato: HD

Montagem: Luís Roberto Carvalho

Fotografia: Luís Roberto Carvalho

Trilha: Fábio Sales

Prêmios:
Festival Ratoeira/ Cine Clube Beco do Rato – Rio de Janeiro / 2008 • Prêmio de Melhor Curta-metragem experimental;

Festivais:
Mostra do Audiovisual Paulista 2008,Mostra do Filme LIVRE 2008,Festival Ratoeira/ Cine Clube Beco do Rato – Rio de Janeiro / 2008,Festival Tela Digital – Parceria entre a Associação Kinoforum e TV Brasil / 2009,Amérique Latine à la select - au court mètrage dans "off clermont" - Clermont Ferrand / 2010,I Festival Itinerante de Curtas Latinos - 2010

Filmografia do Diretor:
Causo; Moda: Catira - Documentário Média-metragem - 2011
Oráculo das Águas - Documentário Curta-metragem experimental - 2011
Autofagia - Documentário Curta-metragem experimental - 2007
Hybris - Curta-metragem experimental - 2004


Comentário do Diretor: Esse filme foi feito como uma forma de interrogação poética e antropológica sobre o modo de vida nas grandes cidades: maneira com a qual o ser humano se interage com sua estrutura física e organizacional, no qual forma e conteúdo se integrassem. Além disso, perceber como um produto Audiovisual pode estabelecer uma ressonância no estado emocional do expectador e quais sensações ele poderia instigar num sentido fenomenológico; fugindo do formato do filme tradicional onde situações narradas são construídas a partir de uma narrativa verbal.
A saturação sonora e visual dialoga com a poluição – sonora e visual – a que estamos sujeitos na vida de qualquer grande metrópole do planeta, o que reflete na baixa qualidade de vida de sua população que convive com o estresse diário ocasionado por esse tipo de vida.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

    Este corto aún no ha sido comentado. ¡Sé el primero!

CURTAS RELACIONADOS

Torcido

No es la Torre de Pisa en la romántica Itália, pero si, los Edificios torcidos en la campanada ciudad de...

Cual Centro?

La película contiende el proyecto de revitalización de la región central de la ciudad de São Paulo tenendo como personaje...

Copacabana Tripulada

Las curiosas rutinas de Didi, Sidney e Mário, tres taxistas que trabajan de noche en las calles de...

As Cores do Lixo

Um dia em um pequeno galpão de reciclagem. Todos os restos e as sobras. Aquilo que ninguém...

Cavalão

En 2004, el Capitán Romeu llegó al Morro del Cavalão en Niterói, para una acción del Grupamiento de Vigilancia para...

Augusta ao Gosto

Documentário sobre a Rua Augusta, com suas diferenças e discrepâncias, com suas tradições e contradições, sobre suas mazelas e belezas....