4740 visionados
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.7/5 (3 votes cast)

Mata… Cielo… y Negros

El documental busca rescatar parte de la memoria de los pocos descendientes negros de la región de Antônio Carlos, ubicada próxima a la ciudad de Florianópolis, provincia de Santa Catarina. Viven segregados en algunas comunidades del distrito, pero en tiempos pasados representaban la mayoría de la población local, cuando las haciendas producían con mano de obra esclava.
Sobre los rumores a cerca de la existencia de quilombos, casi nadie quiso testimoniar, solo se admite la presencia de uno en los límites de la ciudad vecina, "... casi en Canudos", según el relato de algunos. Otras revelaciones surgieron. Tomamos como nuestro tema lo que a los entrevistados les pareció más importante. La memoria, rica en detalles, nos ha encantado a todos, y de este reencontrar vivencias vinieron los personajes, los pasajes históricos de la ciudad y hasta algunas expresiones recurrentes, como la que le dio origen al título de la película: "aquí era solo mata y cielo, mata y cielo".

Tema: IDENTIDAD

Tags: Antônio Carlos, consciência negra, descendência_negra, história negros, história Santa Catarina, quilombos catarinenses

Programa Relacionado: A África é Aqui

FICHA TÉCNICA

País: Brasil

Duração: 18'47"

Diretor: Claudia Aguiyrre

Produtor: Claudia Aguiyrre/Luis Paulo Castro

Ano: 2005

Formato: HD

Montagem: Cibele Rosa Duarte/Claudia Aguiyrre/Hélio Rubens

Som Direto: Marcos Manna

Fotografia: Marx Vamerlatti

Trilha: LP

Filmografia do Diretor:
...dos Olhos do Sertão (1990/2009 - Finalização em 35mm, 80', produção e direção)
Documentário em fase de finalização, sobre os treze anos de documentação audiovisual na comunidade açoriana do Sertão do Peri, no interior da ilha de Santa Catarina, representada pela família de Seu João do Balaio e Dona Cecília Benzedeira. Em fase de finalização. Prêmio de Estímulo à Realização, Edital Cultura Viva, da Fundação Catarinense de Cultura/SC.

História Populares (2008 - HDV, 30', direção e edição)
Documentário sobre artistas populares e suas inspirações para criar e para sobreviver. Projeto realizado para o Programa Santa Catarina em Cena da RBSTV, veiculado em dois episódios.


A Encantada (2007/9 – DVCam, 80', produção, direção e edição)
Documentário em fase de finalização, sobre o pensamento feminino contemporâneo a partir de onze entrevistadas. Com participação de Leonor Scliar-Cabral, Tercília dos Santos, Karin Veras, Bebel Orofino, Aglair Bernardo, Silvia Figueiredo, Raquel Wandelli, Kether Marcelino, Leonídia Maria Venâncio, Gilka Girandelo e Tina Lautert.

Invernada dos Negros – Projeto Comunidades Negras de Santa Catarina (2007/8 - DVCam, 30', direção, edição)
Documentário de características etnográficas, sobre a identificação de algumas categorias do INRC – Inventário Nacional de Referências Culturais, na comunidade de Invernada dos Negros, no Oeste catarinense. Projeto integrado do IPHAN/SC e do NUER – Núcleo de Estudos Interétnicos e de Identidade da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

São Roque – Projeto Comunidades Negras de Santa Catarina (2007/8 – DVCam, 30', direção e edição)
Documentário de características etnográficas, sobre a identificação de algumas categorias do INRC – Inventário Nacional de Referências Culturais, na comunidade de São Roque. Projeto integrado do IPHAN/SC e do NUER – Núcleo de Estudos Interétnicos e de Identidade da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.


mata... céu... e negros (2005 – DVCam, 30', produção, direção e edição)
Documentário sobre descendentes de escravos na região do Município de Antônio Carlos. Projeto realizado com o Prêmio Revelando os Brasis I, MinC/Secretaria do Audiovisual/Instituto Marlin Azul e Prêmios de Melhor Documentário, Mlehor Direção e Melhor Trilha Sonora no Festival Guaçuano de Vídeo e Cinema.

V Fórum Social Mundial (2005 – DVCam, 30', produção e direção)
Registro do último Fórum realizado no Brasil para integrar acervo sobre as quatro edições anteriores do FSM em terras brasileiras. Documentário sobre um acontecimento histórico. Projeto realizado com o apoio cultural da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina.

Atrás da Fama (2001 – 16mm, 15', montagem: orientação de Veroni

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

  1. Jerônimo dice:

    Boa tarde, Gostaria de obter informação correta desta comunidade, isto é possivel ou os mesmos moram em diferentes localidades, fora de Antônio Carlos? Obs: Parabéns pelo documentário.

  2. Gelso Vieira Fernandes dice:

    Gostaria de contribuir, localização da Invernada dos Negros é Planalto Catarinense. Gostei dos documentáris e fico a disposição para o que precisarem um forte abraço.

CURTAS RELACIONADOS

Super-70

¿Serás que existe una década con color? Las películas producidas en la película Super-8 en la década de 1970 hicieron...

(Português) Camará Blues

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en

Se vende Pequi

Los indígenas Manoki viven en el noroeste de Mato Grosso y una de sus actividades productivas es la venta de...

Muecas de Cariri

Los muecas son divindades de la Floresta que encuentran en el sitio de Judas un hogar donde, a...

Mambembe – Pelos caminhos da arte

Documentário criado a partir de um estudo etnográfico com uma equipe de teatro mambembe com o intuito de mostrar um...

Baque Solto en Buenos Aires

Donde Carlos Gardel nunca cantó, Astor Piazzola nunca tocó; El tango no se baila, Pero Buenos Aires se...