9ᵃ Mostra de Cinema + Vídeo Indígena no Chile
postado em 10/07/2015
Entre os dias 7 e 13 de julho serão exibidos na Cinemateca Nacional do Chile 33 filmes selecionados, dos quais 12 são obras nacionais e 21 de outros países do continente latino-americano (México, Colombia, Equador, Brasil, Peru, Argentina, Paraguai), além de trabalhos da Espanha, Itália e Holanda sobre povos originários da América Latina.
A Mostra de Cinema + Vídeo Indígena é um ponto de encontro único para filmes e vídeos que contribuem para que chilenas e chilenos tenham acesso às criações audiovisuais que mostram a realidade e riqueza cultural de nossos povos.
Os filmes chilenos presentes na Mostra percorrerão a geografia chilena, desde os Aymaras de Arica, os Collas do norte menor, uma rica e variada produção audiovisual sobre o povo Mapuche e, de forma inédita, três produções sobre o povo Rapa Nui da Ilha de Páscoa, que incluem a pré-estreia do documentário “Te Kuhane o Te Tupuna” (O espírito dos ancestrais), de Leonardo Pakarati, e a estreia do também documentário “Mapu Mew, en la tierra”, de Guido Brevis.
México é o país convidado desta nona edição da mostra. Com a importante colaboração da Embaixada do México, do Instituto Mexicano de Cinematografia (IMCINE), a Filmoteca da UNAM e a Comissão Nacional para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas (CDI) foi possível reunir uma coleção de peças nunca antes vista dos distintos povos e linguagens mexicanas.
Mostra Infantil
Como já virou tradição, para as crianças se realizará a Mostra Infantil, uma seção com 13 títulos especialmente selecionados para os pequenos, com belas histórias transformadas em animação por realizadores do Chile, Venezuela, México, Bolívia e Brasil. A entrada para as sessões de cinema indígena infantil é gratuita.
Entre julho e outubro de 2015, a 9ᵃ Mostra de Cinema + Video Indígena será apresentada de Arica a Punta Arenas, em museus, templos indígenas, universidades e salas associadas à rede da Cinemateca.
CurtaDoc
Integra a programação da Mostra o documentário “Mbyá Reko Pyguá, a luz das palavras” (2012), de Kátia Klock e Cinthia Creatini da Rocha, que é parte do acervo online do CurtaDoc. O curta é o primeiro do projeto Mbyá Guarani DOCS, que conta com o recém lançado “De Mitos a Bichos”, também um curta documentário das mesmas diretoras sobre os saberes e a tradição oral do povo Mbyá Guaraní em uma aldeia do estado de Santa Catarina. O Mbyá Reko Pyguá será exibido na Cinemateca no sábado (11), às 20h30, na sessão Latinoamérica.
Fonte: Centro Cultural La Moneda e muestraindigena.blogspot.com.br.
Tags:
Deixe um comentário