VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

CurtaDoc no forumdoc.bh

postado em 09/04/2013


De 25 a 27 de novembro, a equipe do CurtaDoc marcará presença no  forumdoc.bh – Festival do Cinema Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, que celebra 15 anos. A produção entrevistará convidados da segunda edição do programa exibido no SESCTV e gravará depoimentos de diretores, pesquisadores e críticos de cinema presentes no evento, para o quadro ‘Curtas Palavras’, exibido no final de cada episódio da série.

O  forumdoc.bh acontece de 21 de novembro a 4 de dezembro e vai exibir 100 filmes, diferentes em sua origem, forma e conteúdo, mas que possuem uma característica da mesma natureza: chamar a atenção para a diversidade de perspectivas. A programação, tradicionalmente gratuita, contempla mostras retrospectivas de movimentos emblemáticos para o cinema documental, seleções competitivas nacional e estrangeira, um Fórum de Debates, o curso “Dilemas da Observação”, conduzido pelo cineasta Eduardo Escorel, sessões comentadas e, pela primeira vez no festival, o Encontro de Realizadores. As atividades ocorrem, simultaneamente, no Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes, no Centro Cultural da UFMG e Campus da UFMG.

Mostras retrospectivas

Além das competitivas nacional e internacional, serão apresentadas três mostras retrospectivas. A Câmera e o Animal, um dos pontos altos desta edição, tem a curadoria do professor e etnólogo Paulo Maia, e vai apresentar alguns dos filmes que marcaram o percurso do forumdoc.bh. Todos os títulos têm entre si uma conexão, ligada à relação entre homem, animal e natureza. Temas como caça e pesca, touradas, experimentações com animais em laboratórios (só para citar alguns exemplos) estão presentes nessa seleção.

A mostra Cinema dos Povos Originários foca na experiência de dois países, Bolívia e México. Segundo suas curadoras, Junia Torres, Carolina Canguçu e Milene Migliano, são filmes feitos a partir do interior das próprias comunidades indígenas, discutidos e construídos coletivamente. É uma seleção que compartilha processos importantes realizados por etnias situadas nesses dois contextos, embora não abarque toda a pluralidade de experiências de apropriação das linguagens e do aparato fílmico em franco acontecimento nesses e em outros lugares.

Fechando as retrospectivas, o forumdoc.bh presta um tributo ao cineasta, escritor e artista plástico Fernando Coni Campos. Conhecido por ter feito um elogiado elo entre o cinema novo e o marginal, ele terá, pela primeira vez em Belo Horizonte, uma mostra dedicada ao conjunto de sua obra. Assina a curadoria dessa mostra o professor Ewerton Belico.

Já as Mostras Competitivas Nacional e Internacional reúnem obras premiadas em diversos festivais e dirigidas por nomes em ascensão na cena documental contemporânea como Cao Guimarães, Sérgio Borges e Ariel Ortega, do Vídeo nas Aldeias. Trabalhos da Rússia, Índia, Espanha, França, China, Polônia, Argentina e Canadá estão presentes na seleção estrangeira, que exibe 13 títulos, enquanto a nacional está presente com 19 produções. Veja abaixo todos os títulos das competitivas.

Debates e curso com Eduardo Escorel estão na programação

Com o intuito de ampliar as discussões acerca dos temas levantados pela 15ª edição do festival, serão realizados um Fórum de Debates, o Encontro de Realizadores, sessões comentadas e o curso “Dilemas da Observação”, conduzido pelo cineasta e crítico Eduardo Escorel, cuja seleção de alunos será anunciada até o dia 25 de novembro. O curso ocorre de 1º a 3 de dezembro, de 14 às 17 horas, no Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes.

Para inaugurar os debates, como citado acima, foi convidado o índio yekuana Maurício Yekuana, para conduzir o seminário “Lições de caça”, que ocorre no dia 21 de novembro, às 11 horas, na FAE | Campus da UFMG. Ele vai abordar os processos de aprendizagem em jogo quando o assunto é tornar-se um caçador yekuana, povo karibe que vive na divisa entre Roraima, no Brasil, e a Venezuela.

“A tecnologia da caça/pesca e do cinema” é o tema da mesa redonda que será realizada no dia 25 de novembro, às 10 horas, no Auditório Luiz Pompeu de Castro | Campus da UFMG. Nela estarão presentes o professor e pesquisador de cinema, Cezar Migliorin; o professor de antropologia e pesquisador de temas relativos a tecnologia de pesca e caça, Carlos Emanuel Sautchuk; e o etnólogo, cujo trabalho é centrado no estudo das práticas de conhecimento relativas aos animais e da caça com os Awá-Guajá, povo tupi-guarani do Maranhão, Uirá Garcia.

Tema da principal mostra desta edição, “O Animal e a Câmera” também será o assunto de um seminário que terá a participação do crítico português André Dias, do antropólogo e professor Renato Sztutman e do etnólogo, professor e coordenador do programa de extensão do forumdoc.bh, Paulo Maia. Esse seminário ocorre no dia 26 de novembro, às 21h30, no Cine Humberto Mauro.

Realizado pela primeira vez no forumdoc.bh, o Encontro de Realizadores reúne os cineastas dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva Nacional. O objetivo é levantar uma discussão sobre o panorama da produção recente de filmes documentários no Brasil, rumos e temas em destaque nos filmes. O encontro ocorre nos dias 28 e 30 de novembro, às 10h30, no Cine Humberto Mauro.

Para encerrar o Fórum de Debates, será realizada a mesa redonda “Coletivos Audiovisuais Indígenas: formação de realizadores e constituição de redes de comunicação na Bolívia”. Programado para o dia 30 de novembro, às 21 horas, no Cine Humberto Mauro, o debate conta com a participação do coordenador do Cefrec/Caib Ivan Sanjinés, do realizador mexicano Carlos Pérez Rojas, do indigenista e cineasta Vincent Carelli e do professor e cineasta Ruben Caixeta.

Mais informações sobre a programação no www.forumdoc.org.br.  Com informações da Sinal de Fumaça, assessoria de imprensa do festival.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
No votes yet.
Please wait...

Tags: festival, forumdoc, minas gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.