Dia do documentário

postado em 09/04/2013


A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD)  e o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) celebram nesta terça-feira, 7 de agosto, o Dia do Documentário, exibindo produções documentais no maior número de cineclubes pelo país. Essa data é comemorada desde 2011, em uma homenagem ao cineasta Olney São Paulo, nascido 7 de agosto de 1936, na Bahia. Seu nome foi o mais votado pelas ABDs e pelos cineastas que se manifestaram. 

Documentarista influenciado pelo neo-realismo italiano, Olney São Paulo dirigiu vários filmes, dentre eles O Grito da Terra, em 1964 e Manhã Cinzenta, em 1968/69, este último foi pivô de um incidente que custou a vida ao seu diretor. No dia 8 de outubro de 1969, um avião brasileiro foi sequestrado por membros da organização MR-8 e desviado para Cuba. Um dos sequestradores levava consigo uma cópia de Manhã Cinzenta, violento libelo contra a ditadura. O filme foi exibido durante o voo, o que levou os órgãos da repressão a associar o nome de Olney ao sequestro. O cineasta foi detido, torturado e finalmente liberado com suspeita de pneumonia dupla. Internado várias vezes, debilitado física e psicologicamente, ele jamais recuperou plenamente a saúde e veio a morrer em 1978. Proibido no Brasil, Manhã Cinzenta foi exibido e premiado em vários festivais internacionais, como os de Mannheim e Oberhausen. Em 2011, como forma de marcar essa homenagem, cada ABD estadual organizou a exibição do filme em seus estados.  

Nesta ano, a ABD Nacional articula uma ação conjunta com o CNC realizando exibições e debates sobre o documentário brasileiro em todos os cantos do país. Além disso, tal movimento visa provocar ações institucionais e promocionais para lembrar este gênero tão importante na cinematografia brasileira. 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
No votes yet.
Please wait...

Tags: associação brasileira de documentaristas, conselho nacional de cineclubes brasileiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.