Primeiro Plano abre inscrições para oficinas

postado em 09/04/2013


Estão abertas as inscrições para as oficinas que integram a décima edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Ao todo, são 55 vagas em atividades que acontecem na Casa de Cultura da UFJF, na Avenida Rio Branco 3.372. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo site www.primeiroplano.art.br.

Para a Oficina de Documentário Latino-americano, ministrada pelo documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, em Cuba, Marcos Pimentel, são oferecidas 40 vagas. As aulas acontecem entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, de 9h ao meio-dia. No conteúdo, vão ser abordadas história, tradição e particularidades do cinema documentário, no contexto dos países latinos. Tudo isso por meio da análise de filmes, escolas, movimentos e autores fundamentais para a compreensão da história do documentário latino-americano.

 

Outra opção é a Oficina de Direção de Atores, que fica a cargo da diretora teatral e preparadora de elenco de vários filmes Joana Lebreiro. Neste caso, são dez vagas para atores e cinco para diretores e as aulas ocorrem entre 30 de novembro e 2 de dezembro, das 10h às 14h, e 3 dezembro, de 9h ao meio-dia. Além da abordagem de alguns pontos do trabalho do ator, especificamente na linguagem de cinema, as atividades devem contar com a presença de diretores que tenham filmes em exibição no festival, para que possam trocar experiências com os participantes.

 

Festival

 

Com o tema “Olhar de novo”, o Primeiro Plano acontece entre 28 de novembro e 3 de dezembro, no Espaço Alameda de Cinema, com entrada gratuita. Ao longo dos seis dias, serão exibidos seis longas de diretores estreantes e mais de 50 curtas, nas mostras competitivas e de mercocidades. A programação completa está disponível no site do evento.

 

Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades foi aprovado pelas leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. A edição 2011 do festival tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura e da Prefeitura de Juiz de Fora e é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Secretaria do Audiovisual/ Ministério da Cultura.

Outras informações podem ser obtidas com a assessoria de comunicação do Primeiro Plano, pelo telefone (32) 9122-5945 e por meio do site www.primeiroplano.art.br.

 

Fonte: Divulgação Primeiro Plano

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
No votes yet.
Please wait...

Tags: festival, juiz de fora, oficina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.